TAD aprova recurso e dá vitória à Albânia no jogo do drone contra a Sérvia

Partida da qualificação para o Euro 2016 foi interrompida por distúrbios.

Foto
O momento em que um jogador sérvio puxa o drone para o chão. A seguir foi a confusão total Marko Djurica/Reuters

Nove meses depois, o Sérvia-Albânia do Grupo I de apuramento para o Europeu 2016 continua a dar que falar: o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anunciou nesta sexta-feira que deu razão à Albânia no recurso apresentado à decisão da UEFA, atribuindo a vitória à equipa albanesa.

O caso remonta a Outubro de 2014: em Belgrado, perto do final da primeira parte, um drone que transportava um símbolo nacionalista dos adeptos albaneses fez estalar a tensão que rodeava a partida. Num piscar de olhos os jogadores estavam a empurrar-se, havia adeptos a entrar no relvado e muitos objectos arremessados. O jogo já não seria retomado.

A decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA foi no sentido de punir as duas selecções: atribuiu uma vitória administrativa à Sérvia (3-0), por considerar que a Albânia tinha abandonado o encontro, mas também retirou três pontos à selecção sérvia.

Agora, porém, o TAD veio contrariar parcialmente a decisão da UEFA. No comunicado divulgado nesta sexta-feira, o tribunal sediado na Suíça considera que “as provas não indicam que a Albânia tenha recusado jogar”. “A interrupção do jogo e o seu eventual abandono foram provocados por falhas de segurança da responsabilidade dos organizadores, e por actos de violência cometidos contra os jogadores albaneses por adeptos sérvios e pelo menos por um steward”, acrescenta.

Como tal, o TAD indica que “a Sérvia, e não a Albânia, deve ser considerada responsável pelo facto de a partida não ter sido disputada até ao fim”.

“À luz desta conclusão, o TAD decidiu que no jogo do Grupo I de qualificação para o Campeonato Europeu entre a Sérvia e a Albânia deve considerar-se um abandono da Sérvia, com um resultado de 0-3”, pode ler-se no comunicado. O tribunal confirmou a multa de 100 mil euros aplicada à federação albanesa, manifestando também concordância com a UEFA no que respeita à responsabilidade albanesa pelo facto de o drone surgir no relvado. O TAD manteve ainda os castigos aplicados pela UEFA à federação sérvia: perda de três pontos, obrigatoriedade de disputar dois jogos à porta fechada, e multa de 100 mil euros.

“Aqueles que provocaram o incidente foram premiados, enquanto a vítima foi castigada”, reagiu o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic. “A decisão do TAD é uma vergonha para a lei e para a justiça, e um insulto a toda a gente normal”, acrescentou o mesmo responsável. Por seu lado, o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, congratulou-se pelo sucesso do recurso: “Isto é a justiça europeia. Três pontos para a equipa rubro-negra em Belgrado”.

Esta deliberação do TAD implicará mudanças na classificação do Grupo I de apuramento para o Euro 2016, que também integra a selecção portuguesa. A equipa nacional comanda a tabela com 12 pontos, mais dois do que a Dinamarca e a Albânia, que passou a somar dez. Sérvia e Arménia dividem o último lugar, com apenas um ponto somado. Os próximos jogos serão disputados no início de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários