Foi nos penáltis que a Polónia conseguiu eliminar a Suíça

O primeiro jogo a eliminar no Euro 2016 foi decidido nas grandes penalidades, depois de um empate (1-1).

Fotogaleria
Blaszczykowski festeja o golo inaugural Valery Hache/AFP
Shaqiri no gesto acrobático que resultou no golo do empate
Fotogaleria
Shaqiri no gesto acrobático que resultou no golo do empate Martin Bureau/AFP

A Polónia é a primeira selecção apurada para os quartos-de-final do Euro 2016. Em Saint-Étienne, no embate com a Suíça, um golo no final de cada período (1-1) manteve tudo igualado e forçou o desempate por grandes penalidades. Vingaram os polacos (5-4), que conseguem assim a melhor performance até à data em Europeus e ficam à espera do desfecho do Croácia-Portugal para conhecerem o próximo adversário.

Logo a abrir, com menos de meio minuto decorrido, Milik desperdiçou de forma incrível o que seria o golo mais rápido do Europeu, rematando por cima da baliza deserta uma bola oferecida por Djourou (na sequência de desentendimento com o guarda-redes Sommer), lance que marcou de forma indelével o primeiro quarto de hora de jogo.

O lance abalou os helvéticos, que demoraram a recuperar a confiança e a serenar o suficiente para poderem passar a controlar o jogo. Nessa fase, a Polónia aproveitava para carregar, pressionando alto e criando algumas situações de apuro para a defesa suíça, deixando a ideia de que poderia ampliar a vantagem a qualquer instante.

Porém, aos poucos o jogo entrava num período de maior equilíbrio, aproveitado pela Suíça para crescer e explorar algumas indecisões do adversário, normalmente provocadas por Shaqiri, o grande desequilibrador no corredor que, já perto do intervalo, se transformou em via aberta para o golo polaco.

Fabianski colocou, à mão, a bola em Grosicki e o extremo percorreu toda a faixa até à área suíça, atraindo quatro adversários que iludiu, também graças a um ressalto, colocando a bola no corredor contrário para a entrada triunfante de Blaszczykowski, que só precisou de encostar de pé direito para inaugurar o marcador (39') e deixar a Polónia na frente da eliminatória.  

O golo que veio castigar a ineficácia suíça, selecção que dispusera de um par de situações para se colocar em vantagem, vendo-se assim forçada a assumir sem reservas o comando da partida.

O espectáculo acabou por beneficiar com esta conjuntura e a segunda parte trouxe um ritmo mais alto, com a Suíça a procurar, sempre por Shaqiri, o golo da igualdade e com a Polónia a explorar bem a maior exposição do adversário, atacando pela certa. Fabianski brilhava na baliza polaca e Sommer negava o segundo golo de Blaszczykowski.

Fabianski, contudo, roubaria o palco com uma defesa “impossível” a livre directo de Ricardo Rodriguez, transmitindo a confiança de que a Polónia precisava e que só o golo fabuloso de Shaqiri, de pontapé de bicicleta, aos 82', foi capaz de destruir, depois de um remate de Seferovic à barra ter deixado a formação de Leste em alerta máximo.

No prolongamento, a Suíça manteve o ascendente e voltou a testar os reflexos do guarda-redes polaco, pelos pés de Derdiyok, já aos 113', enquanto forçava o assalto à grande área por todas as vias. A bola só voltaria a cruzar a linha de baliza, porém, da marca dos 11 metros.

Lichtsteiner, Lewandowski, Milik, Shaqiri, Glik, Schär, Blaszczykowski, Ricardo Rodriguez e Krychowiak cumpriram a obrigação. Xhaka foi o único a falhar, atirando a Suíça para fora do Europeu.

Sugerir correcção
Comentar