A selecção portuguesa de sub-21 continua na luta pelo apuramento para o Europeu de futebol da categoria, que se disputa em Israel em 2013, depois de ter derrotado nesta quarta-feira a Albânia por 3-1, em jogo a contar para o Grupo 6 da fase de qualificação disputado na Marinha Grande. Com este triunfo, a formação orientada por Rui Jorge assumiu a liderança do agrupamento, com 14 pontos, mais dois que a Rússia, que tem menos dois jogos disputados e que irá defrontar a formação albanesa a 12 de Junho.
Depois da moralizadora vitória por 1-0 frente aos russos na semana passada, Portugal tinha a missão de manter viva a esperança do apuramento frente a uma equipa contra quem tinha empatado em Novembro passado depois de ter estado a ganhar 2-0. Desta vez, os portugueses não permitiram a reviravolta e chegaram a dar a impressão que poderiam construir um resultado mais robusto, com dois golos marcados nos primeiros oito minutos.
Salvador Agra fez o primeiro logo aos 2’, após passe de Diogo Rosado e foi o extremo recém-contratado pelo Bétis de Sevilha a fazer o cruzamento para o acrobático golo de Rui Fonte aos 8’. A Albânia reduziu aos 14’, por intermédio de Bala, mas a formação portuguesa repôs a diferença no marcador já na segunda parte, aos 54’.
À selecção portuguesa resta apenas um jogo, na Polónia, a 12 de Setembro. Esta fase qualifica 14 equipas para um “play-off” (os dez vencedores, mais os quatro melhores primeiros), que, por sua vez, irá apurar sete selecções para a fase final - a anfitriã Israel será o oitavo participante no torneio.

Comentários