Stephen Curry na linha de Wilt Chamberlain

Base é o segundo jogador dos Golden State Warriors a ser considerado o mais valioso da NBA.

Foto
Stephen Curry é o melhor marcador da melhor equipa da NBA Craig Mitchelldyer/Reuters

Wilt Chamberlain, que terminou uma carreira de sucesso em 1973, já não é o único representante dos Golden State Warriors na lista de MVP da NBA. O antigo poste, o único jogador capaz de chegar aos 100 pontos na competição e que ganhou o prémio em 1959-60, quando o clube ainda estava sediado em Filadélfia, tem agora a companhia de Stephen Curry no rol de vencedores do galardão que recompensa o melhor jogador da fase regular.

O base foi eleito o melhor por 100 dos 130 votantes e recolheu um total de 1198 pontos para superar a concorrência de James Harden (936), dos Rockets, e LeBron James (552), dos Cavaliers, os únicos outros que tiveram votos para o 1.º lugar.

Stephen Curry ajudou Golden State a tornar-se apenas a 13.ª equipa na história da NBA a somar mais de 65 vitórias na época regular. Filho de um antigo jogador da competição, Dell Curry, também ele um triplista notável, o n.º 30 dos Warriors obteve médias de 23,8 pontos (6.º na prova), 7,7 assistências (6.º), 4,3 ressaltos e 2,0 roubos de bola (4.º) para ajudar a equipa a ganhar 67 jogos e ser coroada a melhor da temporada regular.

Além disso, bateu o recorde de triplos convertidos (286, mais 14 do que há duas épocas), registo que, de resto, já lhe pertencia, e liderou a liga em percentagem de lances livres (91,4%), ao ponto de ter marcado 52 seguidos, como recorda a NBA.

Esta eleição é o ponto alto da carreira do norte-americano de 27 anos, que nem sempre viu o seu potencial reconhecido. Quando acabou o liceu, apesar de já ser uma estrela do desporto escolar no seu estado, não recebeu ofertas de bolsas de estudo de nenhuma das principais universidades do país.

Nem por isso deixou de brilhar ao serviço de Davidson, que carregou duas vezes até ao torneio final da NCAA, sagrando-se o melhor marcador do campeonato universitário em 2008-09, com 28,6 pontos de média. Depois, foi escolhido pelos Warriors na 7.ª posição do draft de 2009, atrás de estrelas como Harden ou Blake Griffin, mas também de Hasheem Thabeet e Jonny Flynn, atletas que já não estão na NBA.

Sugerir correcção
Comentar