Spraggett venceu o Torneio Internacional do Porto em xadrez

Português Jorge Ferreira foi segundo. Entre as mulheres a melhor foi a belga Anna Zozulia.

Foto
O Porto reuniu alguns dos bons jogadores mundiais de xadrez do momento DR

O Grande Mestre canadiano Kevin Spraggett foi o vencedor do open internacional cidade do Porto, terminando a prova com sete pontos dos nove possíveis, beneficiando do melhor sistema de desempate relativamente ao mestre internacional português, Jorge Ferreira, segundo classificado.

Também com sete pontos terminaram mais cinco jogadores, o polaco Krystian Kuzmicz, o francês Manuel Valles, Vadim Malakhatko, da Bélgica, Vitali Kunim, da Alemanha, número um da prova, e o espanhol Angel Arribas, que ocuparam, por esta ordem, as posições do terceiro ao sétimo lugar.

À partida para a última jornada quatro xadrezistas encontravam-se na liderança, defrontando-se Spraggett-Kunim e Ferreira- Valles, mas como ambas as partidas terminaram empatadas mais três jogadores do grupo perseguidor alcançaram o quarteto ao superiorizarem-se aos seus adversários.

Kuzmics protagonizou a grande surpresa desta última ronda ao vencer o seu mais cotado compatriota e número dois da prova, Bartlomie Heberla, enquanto Arribas derrotou o francês Ider Borya e Malakhatko levou de vencida o espanhol Ismael Puente.

Spraggett poderia mesmo ter terminado isolado, o que lhe valeria mais algumas centenas de euros, pois na posição final em que o empate foi acordado a vantagem que possuía era decisiva, mas o canadiano na altura não conseguiu encontrar a continuação ganhadora e acabou por repetir a posição. Mesmo assim um resultado notável deste veterano de 60 anos, que parece regressado aos seus tempos áureos do início da década de 90, quando foi candidato ao título mundial e integrou o "top-30".

Entre os 158 participantes a melhor classificada feminina foi a grande mestre belga Anna Zozulia, na 10.ª posição, sendo ainda de destacar o resultado de Paulo Pinho, o segundo melhor português a meio ponto dos líderes, no 12.º lugar.

A maior promessa entre os jovens portugueses, André Sousa de 15 anos, terminou num meritório 20.º posto, integrando o grupo que totalizou seis pontos.

Sugerir correcção
Comentar