Sporting-FC Porto na terceira jornada da Liga

Sorteio dos campeonatos ditou os primeiros encontros entre "grandes". O clássico Benfica-Sporting decorrerà à 13.ª ronda, três jornadas depois da visita dos tricampeões ao Dragão.

Foto
PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O Sporting-FC Porto é o primeiro grande clássico da época 2016-17 e está marcado para a terceira jornada, a disputar nos últimos dias do mês de Agosto. Segue-se um FC Porto-Benfica à 10.ª ronda, fechando o ciclo de duelos da “troika” de “grandes” com o Benfica-Sporting, na 13.ª jornada, já em plena contagem decrescente para o final de 2016 e da primeira volta da Liga. 

Mas antes, no arranque da competição, destaque para as saídas de Benfica e FC Porto, com as “águias” a iniciarem a defesa do título em Tondela, enfrentando um adversário que garantiu a permanência de uma forma inesperada, recuperando de uma desvantagem que quase lhe foi fatal na recta final do último campeonato.

O FC Porto desloca-se a Vila do Conde, onde será recebido pela equipa orientada por Nuno Capucho, conforme ditou o sorteio realizado nesta sexta-feira no Europarque, em Santa Maria da Feira, que definiu as grelhas competitivas das I Liga, II Liga e da Taça da Liga relativas à época de 2016-17.

Já o Sporting, o único dos três “grandes” a actuar em casa na abertura da época, estreia-se no Estádio de Alvalade frente ao Marítimo, numa primeira jornada agendada para meados de Agosto.

É nessa altura que decorrerá também um dos jogos mais escaldantes da competição, para além daqueles que envolvem os crónicos candidatos ao título. Em Guimarães, o Vitória recebe o histórico rival Sp. Braga, com as duas equipas a iniciarem novos ciclos com mudanças de treinador face à época passda.

No outro extremo da tabela, aquele que junta os clubes que têm como objectivo maior a manutenção na Liga, destaque para os regressos do Desportivo de Chaves e do Feirense ao principal escalão. Em comum, estas duas equipas têm o facto de arrancarem a prova fora de casa: os transmontanos deslocam-se ao Funchal, para defrontarem o Nacional, enquanto a formação de Santa Maria da Feira se desloca ao recinto do Estoril.

Para além do sorteio dos calendários da I e II Ligas, no Europarque foi feito o anúncio do novo formato da Taça da Liga para a época que está prestes a começar. A “final-four” da competição, que será disputada no Estádio Faro/Loulé, no dia 29 de Janeiro, foi uma das grandes bandeiras da direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que este ano teve oportunidade de assumir inteiramente a organização das provas (na época passada herdou uma situação já definida) introduzindo um novo modelo competitivo.

Os primeiros jogos da Taça da Liga — envolvendo apenas equipas da II Liga (excepto equipas B) — decorrerão a 31 de Julho, estando o arranque da fase de grupos agendado para 30 de Novembro e as meias-finais para 25 e 26 de Janeiro de 2017.

Pedro Proença, presidente da LPFP, enfatizou este aspecto, mostrando-se optimista relativamente ao arranque das competições e alimentando “a esperança de grandes jornadas desportivas”, sempre em “defesa dos clubes”. Um discurso que surge numa altura em que União da Madeira e Gil Vicente se assumem como vozes críticas na sequência dos diversos processos que ensombram a organização dos campeonatos profissionais. A formação madeirense assistiu sob protesto a um sorteio que entende não ter razão de ser, já que nele foram incluídos clubes que poderão não reunir as condições necessárias para disputarem a Liga.

No caso dos gilistas, cuja promoção que foi decretada administrativamente foi travada pelo recurso entretanto apresentado pelo Belenenses, as críticas são ainda mais ferozes, pedindo-se a demissão do órgão que dirige a Liga.

 

Taça da Liga

 

1.ª eliminatória

Fafe - Vizela
Famalicão - Penafiel
Olhanense - Varzim
Desp. Aves - Sp. Covilhã
Freamunde – U. Madeira
Gil Vicente - Académica
Cova da Piedade - Leixões
Portimonense - Santa Clara
Isento: Ac. Viseu

2.ª eliminatória

Arouca - Cova da Piedade/Leixões
Moreirense - Estoril 
Paços de Ferreira - Nacional
Feirense - Tondela
Boavista - Belenenses
Rio Ave - Desp. Chaves
Marítimo - Freamunde/U. Madeira
Olhanense/Varzim – Ac. Viseu
Fafe/Vizela - Gil Vicente/Académica
V. Setúbal - Portimonense/Santa Clara
Famalicão/Penafiel - Desp. Aves/Sp. Covilhã
Isento: V. Guimarães

Sugerir correcção
Comentar