Sporting volta ao plano inicial no reencontro com Sá Pinto

"Leões" defrontam nesta segunda-feira o Belenenses, treinado por um seu antigo jogador e técnico.

Fotogaleria
Jorge Jesus já foi treinador e jogador do Belenenses... Paulo Pimenta
Fotogaleria
... e Ricardo Sá Pinto já foi treinador e jogador do Sporting Francisco Leong/AFP

Depois de passar com distinção em Moscovo o “estorvo” europeu, o Sporting volta ao seu grande objectivo, o campeonato, defrontando nesta segunda-feira em Alvalade o Belenenses, em jogo da 11.ª jornada da liga portuguesa. Os “leões” defendem a liderança isolada, mais dois pontos que o FC Porto, e a invencibilidade (oito vitórias em dois empates), enquanto os “azuis” do Restelo estão em busca de alguma estabilidade de resultados (ainda não conseguiram duas vitórias seguidas no campeonato).

Se a vitória frente ao Lokomotiv (4-2) mostrou a validade de algumas segundas opções, como Gelson Martins ou Matheus Pereira, Jorge Jesus deverá reverter a equipa para aquele que considera ser o melhor “onze”, com os regressos de Slimani, William Carvalho, Paulo Oliveira, Jefferson, João Pereira e Rui Patrício. Montero, autor de um golo e de duas assistências em Moscovo, deverá manter a titularidade, até porque o seu compatriota Teo Gutiérrez continua lesionado e não será opção para o jogo com o Belenenses.

Num derby lisboeta já sem o brilho de outros tempos, o Sporting terá pela frente um adversário que foi muito incómodo na época passada. Os dois jogos no campeonato acabaram empatados com o mesmo resultado (1-1) e o confronto na Taça da Liga saldou-se por um triunfo “azul” (3-2). Uma vitória do Belenenses na casa do “leão” é, no entanto, uma coisa rara e que já não acontece desde a época de 1954-55. Matateu marcou os dois golos do triunfo belenense por 2-1, com Juca a marcar para o Sporting.

“Um Sporting-Belenenses faz parte do historial da cidade de Lisboa. Um dérbi que nunca é fácil seja em que altura for. O Belenenses tem bons jogadores, com qualidade e está a fazer um bom início de época. Vais ser um jogo difícil. Estamos preparados e temos de ser criativos para ultrapassá-los. Em Alvalade, não será diferente do que temos encontrado. O Belenenses pode ser complicado no contra-ataque”, reconhece o técnico do Sporting, que já passou pelo Belenenses, como jogador (1976-77) e como treinador (2006-08).

No banco do Belenenses, estará um homem que se destacou como jogador e deu os seus primeiros passos como treinador no Sporting. Ricardo Sá Pinto vestiu a camisola dos “leões” em dois períodos (1994-97 e 2000-06), onde foi campeão nacional, e treinou a equipa de juniores, antes de ser promovido a técnico da equipa principal em 2011-12, acabando por ser despedido no início da época seguinte. Sá Pinto não é indiferente à dimensão emocional deste seu regresso a Alvalade como adversário, mas garante que vai ser profissional: “Claro que é especial. Grande parte da minha carreira foi no Sporting, clube a que estarei sempre ligado. Não me esqueço do carinho dos sócios. Mas tenho de me abstrair das questões emocionais e estar concentrado no Belenenses.”

Sugerir correcção
Comentar