Sporting venceu e na primeira parte convenceu

A equipa “leonina” conquistou o troféu “Cinco Violinos” e mostrou apontamentos de qualidade.

Foto
Slimani apontou o primeiro golo do Sporting frente ao Wolfsburgo Patrícia de Melo Moreira/Reuters

O Sporting venceu e convenceu neste sábado, naquela que foi a melhor exibição dos “leões” até ao momento na preparação da nova temporada. A equipa de Jorge Jesus conquistou o troféu Cinco Violinos pela quinta vez em outras tantas edições, graças a um triunfo por 2-1 sobre o Wolfsburgo, oitavo classificado da Liga alemã na época passada. Dois golos deram vantagem e coroaram uma boa primeira parte do Sporting, que iniciou a partida sem qualquer reforço no “onze”. No segundo tempo as substituições sucederam-se, com alguns jovens a aproveitarem para mostrar sinais positivos a Jorge Jesus.

Antes do apito inicial, as bancadas de Alvalade já tinham ovacionado Marcelo Meli, o mais recente reforço do Sporting. A contratação do médio argentino de 24 anos foi oficializada, numa cedência temporária com opção de compra para os “leões”. “Vim para ser campeão”, disse Meli no centro do relvado.

Foi o primeiro momento de êxtase para os adeptos “leoninos”, que a seguir brindaram com aplausos o regresso dos quatro campeões europeus: Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário voltaram aos treinos na quarta-feira e foram titulares diante do Wolfsburgo. A presença destes quatro elementos no “onze” não foi alheia à subida de rendimento da equipa de Jorge Jesus, que na primeira parte esteve ao melhor nível.

O domínio começou por ser do Sporting, com boa circulação de bola e uma pressão intensa que não deixava o Wolfsburgo passar do meio-campo. Essa superioridade só teve expressão no marcador aos 26’, quando Slimani fez o 1-0. Após cruzamento de Bruno César no lado esquerdo, o defesa brasileiro Dante falhou completamente o corte e deixou o argelino à vontade para marcar. Slimani teve tempo para receber a bola e desferir o remate de pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes Casteels.

Com Bruno César em evidência, os “leões” continuaram a mandar no jogo — e, poucos minutos depois, o brasileiro ficou a centímetros do golo, num remate à entrada da área. O 2-0 surgiu alguns minutos mais tarde, numa grande penalidade cometida por Träsch sobre Bruno César. Adrien Silva não desperdiçou o penálti para ampliar a vantagem.

Até aí, Rui Patrício tinha sido praticamente um espectador. O internacional português só foi colocado à prova perto do intervalo e brilhou: fez uma grande defesa a contrariar o remate potente Rodríguez na sequência de um canto. Com a defesa a mostrar acerto e o ataque a revelar eficácia, o Sporting fez os 45 minutos mais conseguidos até ao momento e o 2-0 premiava esse esforço.

Na segunda parte as substituições sucederam-se nas duas equipas. Jorge Jesus foi testando as alternativas que tem à disposição: começou por lançar os jovens Iuri Medeiros e João Palhinha no meio-campo, depois deu descanso a Slimani para ver Alan Ruiz em acção. A seguir trocou os laterais e depois foi a vez dos centrais. Por fim, Aquilani, Matheus Pereira e Podence tiveram oportunidade de mostrar-se — mais estes dois últimos do que o italiano, cujo futuro em Alvalade é uma incógnita.

As mudanças quebraram o ritmo do jogo, mas foi o Wolfsburgo que criou mais perigo. Max Kruse surgiu em boa posição mas Rui Patrício voltou a destacar-se com uma boa defesa. Porém, aos 78’, o guarda-redes da selecção portuguesa não pôde fazer nada para evitar o golo dos alemães. A jogada desenrolou-se pelo lado direito, com Azzaoui a passar por Ewerton e a cruzar para a área, onde Donkor surgiu a encostar para o fundo da baliza.

A réplica do Sporting não tardou, por intermédio dos jovens “leões”: Podence, após passe de Matheus Pereira, rematou rasteiro. E logo a seguir os dois participaram numa belíssima jogada que merecia terminar em golo: Matheus na esquerda combinou com Iuri, que deu para a simulação de Podence. A bola ficou para Aquilani, cujo remate foi travado por Casteels, com as pernas. A duas semanas do arranque do campeonato, a exibição do Sporting teve sinais positivos.

Sugerir correcção
Comentar