Sporting vence em Coimbra para se juntar ao topo da tabela

"Leões" dominaram um jogo que teve três grandes penalidades. Académica continua sem pontuar.

Foto
Francisco Leong/AFP

O Sporting marcou no primeiro remate que fez e partiu para um triunfo tranquilo e merecido sobre a Académica, em Coimbra, por 1-3, que o colocou a par de FC Porto e Arouca no topo da classificação da Liga. Foi também um jogo com três grandes penalidades assinaladas e que não contou com uma boa exibição da equipa de arbitragem, contestada pelos “leões”.

O arranque do jogo mostrou um Sporting de regresso ao 4x4x2, agressivo, e uma Académica na expectativa, sem argumentos para equilibrar a partida e com sérios problemas na defesa, pouco ajudada pelos outros sectores da equipa. A bola circulou à vontade pelos sportinguistas, que logo aos 6’ chegaram à vantagem.

Carlos Mané, uma das alterações operadas por Jorge Jesus no “onze”, garantiu um excelente início aos visitantes. Bem desmarcado por Adrien Silva, o extremo aguentou a pressão de Plange e estreou-se a marcar nesta temporada. O Sporting continuou a entrar com facilidade na área e a dar trabalho a Lee, que, aos 24’, foi impotente para travar o chapéu de Slimani, servido por Carrillo.

A Académica estava sem ideias, mas reduziu e voltou à discussão do resultado com um penálti de Rabiola (33’), que foi mal assinalado pelo árbitro Bruno Esteves (julgou falta de Adrien sobre Leandro Silva). Mais tarde, o Sporting voltou a contestar a arbitragem, num lance em cima do intervalo em que Slimani foi derrubado na área por João Real. A intervenção do central não foi considerada faltosa e, na sequência, Jorge Jesus acabou expulso.

A segunda parte começou com um fora-de-jogo mal assinalado a Bouadla, num lance potencialmente perigoso para a baliza de Patrício, mas a “Briosa” nunca conseguiu incomodar verdadeiramente o adversário, que continuou a dispor das melhores oportunidades.

Aos 67’, Mané rematou, Fernando Alexandre virou-se de costas e o árbitro considerou que a bola embateu no braço do médio da Académica. O penálti foi, contudo, desperdiçado por Adrien, que acertou no poste. Mas foi precisamente com uma grande penalidade que os lisboetas fixaram o resultado, aos 83’: Aquilani, que não foi titular, não falhou o castigo máximo que puniu um agarrão de Fernando Alexandre a Slimani e marcou o seu primeiro golo pelo Sporting.

O experiente jogador do clube conimbricense viu o segundo amarelo e foi expulso. A Académica continua no último lugar do campeonato, sem qualquer ponto.

Sugerir correcção
Comentar