Sporting vai à Madeira para lutar pelo título

Depois da vitória por 1-0 frente ao FC Porto, os “leões” ainda pensam em vencer o campeonato. O Marítimo, por sua vez, ainda sonha com a Liga Europa.

Foto
Leonardo Jardim espera vencer José Sarmento Matos/Arquivo

Não vai ser um jogo fácil na Madeira. A sete jornafas do fim da I Liga, tanto o Sporting como o Marítimo querem subir na tabela. Os “leões” ainda acreditam na conquista do campeonato, e os insulares ainda sonham em apurar-se para a Liga Europa do próximo ano.

Pedro Martins, treinador do Marítimo, afirma que o clube “está preparado para vencer o Sporting” e que quer “dar continuidade ao que foi feito na segunda volta”. Já Leonardo Jardim, técnico do Sporting, assume que “o Marítimo é uma equipa de qualidade” e que tem “um dos melhores avançados da Liga [referindo-se ao brasileiro Derley] ”, mas não atira a toalha no chão e acredita no triunfo da sua actual equipa, na “sua” ilha. “Queremos impor o nosso futebol e procurar o principal objectivo, que é vencer, como em qualquer jogo".

Quando questionado sobre o título, Jardim defende que "o futebol tem surpresas”, mas admite que “o Benfica, com sete pontos de vantagem, tem mais probabilidades de êxito”. “O Benfica tinha de perder mais de 33% dos pontos e os adversários ganharem todos os jogos”, frisou. O técnico do Marítimo também acredita que o Sporting está na luta pelo campeonato. “Não acredito que eles tenham desistido. Acredito que, naquela casa, ainda pensem que é possível chegar ao título nacional, e têm toda a legitimidade para pensarem nisso”, salientou.

Na convocatória do Marítimo, Sami é o maior destaque. O avançado de 25 anos esteve algumas semanas fora, fruto de uma lesão muscular, e regressa agora à convocatória de Pedro Martins. Gegé e André Ferreira (extremo da equipa B), também são novidades.

Pelo Sporting, Maurício, que estava castigado contra o FC Porto, ocupa o lugar de Rúben Semedo e vai à Madeira. Já André Martins, que se encontra lesionado, não foi convocado, e deve ser substituído por Carlos Mané. A grande novidade contra o Marítimo é Shikabala. O egípcio contratado pelo clube de Alvalade, em Janeiro, estreia-se na convocatória e vai ao Funchal.

Destaca-se, no "onze" inicial do Sporting,  Heldon, o ex-avançado do Marítimo contratado pelos “leões”. O jogador cabo-verdiano agradeceu a oportunidade, mas afirma que é apenas “mais um para ajudar”. “Os que forem escolhidos darão sempre o máximo para ajudar", concluiu.

Caso o Marítimo triunfe sobre o Sporting, o clube vai conquistar algo inédito: seria a primeira vez que a equipa de Barreiros vence os três grandes, em casa, na mesma época.

Arbitragem não preocupa Pedro Martins
Mesmo depois da declaração de Carlos Pereira (presidente do Marítimo), que acusou o Sporting de ter tirado “benefício próprio” com as “declarações bombásticas” do presidente leonino sobre erros de arbitragem, o técnico insular defendeu que “Jorge Sousa [árbitro da partida] está plenamente preparado para o jogo que aí vem”. “Não estou preocupado com essas declarações até porque o Jorge Sousa é um árbitro internacional de grande qualidade”, destacou.

Por outro lado, Marcelo Boeck, guarda-redes dos “leões”, lamenta os erros cometidos até então, e realça que “em condições normais, o Sporting estaria mais acima” na tabela. Ainda assim, afirma que “se tiram um golo” à equipa de Alvalade, esta vai “lá à frente para fazer três".

O confronto entre o Marítimo e o Sporting será hoje, às 19h, no estádio dos Barreiros e tem transmissão televisiva na SporTVLive.

Sugerir correcção
Comentar