Sporting termina no terceiro lugar a UEFA Futsal Cup

A final da prova foi ganha pelos cazaques do Kairat Almaty, que bateram os espanhóis do Barcelona.

Foto
Os jogadores do Sporting festejam um dos golos apontados ao Dina Moscovo DR

O Sporting alcançou neste domingo o consolo do terceiro lugar da UEFA Futsal Cup, ao vencer os russos do Dina Moscovo por 8-3, em Lisboa.

Um "póquer" do brasileiro Alex e golos de João Matos, Diogo e Marcelinho asseguraram aos "leões" o lugar no pódio da competição, enquanto Esquerdinha, com dois golos, e Kuzenok marcaram os golos dos campeões russos.

Na quarta presença entre a elite do futsal europeu, o Sporting não conseguiu reeditar o sucesso do rival Benfica, que, em 2010-11, conquistou o título europeu no mesmo palco, a Meo Arena.

As duas equipas defrontaram-se privadas dos respectivos capitães, caso do guarda-redes João Benedito no lado do Sporting e Dmitri Prudnikov, autor de dois golos na meia-final, no emblema moscovita, ambos devido a lesão.

Diogo e Alex, logo no primeiro minuto, mostraram a ambição "leonina", antes de o encontro entrar numa fase mais morna, aquecida pelo remate à trave de Alex, aos seis minutos, após combinação com Pedro Cary.

A resposta russa tardou um minuto e foi travada por Cristiano, com defesas aos ensaios de Sytin, aproveitando uma perda de bola de Pedro Cary, e de Esquerdinha.

Fábio Lima, de calcanhar, tentou iludir o guarda-redes russo, aos dez minutos, aproveitando uma assistência de Marcelinho, mas foi o Dina Moscovo a inaugurar o marcador, aos 12', por Esquerdinha, servido por Sytin.

Espicaçado, o Sporting conseguiu a reviravolta em dois minutos, com um bis de Alex, que finalizou, com o pé direito, um contra-ataque de Caio Japa, e corrigiu, de cabeça e praticamente em cima da linha de golo, o desvio de Fábio Lima ao canto da direita de Caio Japa.

Na segunda parte, o Sporting aumentou a vantagem, com dois golos em que o guarda-redes Cristiano assumiu protagonismo, primeiro com o remate que permitiu a recarga fulminante a João Matos, aos 24', e depois ao assistir Marcelinho para o quarto golo "verde-e-branco", aos 28'.

Sem conseguir impor o seu ataque organizado, o Dina Moscovo tentava aproveitar os erros "leoninos", mas sem sucesso, e concedendo ainda aos lisboetas algumas facilidades, como as que terminaram com as finalizações de Alex, então para o seu hat-trick, e de Diogo.

Com dez minutos por jogar e a inspiração de Cristiano, atestada com um golo dedicado aos lesionados João Benedito e Paulinho, o Sporting ainda permitiu que Esquerdinha, numa desatenção colectiva, e Kuzenok reduzissem para os campeões russos, antes de Alex assinar um póquer e fixar o resultado final.

No encontro decisivo da prova, os cazaques do Kairat Almaty conquistaram o título europeu, ao vencer os espanhóis do Barcelona, por 3-2.

Humberto (17 minutos), Divanei (19') e Igor (32') assinaram os golos da formação do Cazaquistão, que reeditou o sucesso de 2012-13, enquanto Saad (30') e Lin (32') reduziram para os catalães, vencedores da competição em 2011-12 e 2013-14.

Sugerir correcção
Comentar