O apuramento do Sporting para os “oitavos” nada teve de espinhoso

Os “leões” dominaram o Sporting de Espinho, vincaram a sua superioridade e seguem em frente na Taça de Portugal depois de ganharem facilmente (0-5), com quatro golos nos últimos 30 minutos.

Foto
Montero marcou dois golos no jogo contra o Sp. Espinho Patrícia de Melo Moreira/AFP

A seriedade e competência do Sporting não permitiu qualquer dúvida acerca do desfecho do duelo desequilibrado com o Sporting de Espinho. Quatro anos depois, os “leões” estão de regresso aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, depois de vencerem facilmente por 0-5, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.

Com mérito do Sporting, o visitado não conseguiu disfarçar a diferença de dois escalões que existe entre as equipas. Num jogo inteiramente dominado pelos visitantes, o Sporting de Espinho, aguerrido, conseguiu ainda assim manter esperança até meia hora do fim, mas depois o seu sector mais recuado ruiu.

João Mário deu expressão à maior qualidade sportinguista aos 32 minutos e foi com a vantagem mínima que os homens de Marco Silva recolheram ao balneário. Na pausa, Calica, treinador do Sp. Espinho, certamente lembrou aos seus jogadores de que esta era uma oportunidade rara para deixarem a sua marca e estes deram tudo no início da segunda parte à procura da igualdade. Mas o jogo rapidamente voltou para junto da baliza dos “tigres” da Costa Verde e estes foram incapazes de evitar sair da sua casa emprestada com uma goleada.

Foto

Para o Sporting, tal como na eliminatória anterior, no Dragão, correu tudo bem. Marco Silva fez a gestão do plantel e os jogadores corresponderam. Apenas João Mário e Naby Sarr repetiram a titularidade em relação ao último jogo. Marcelo Boeck teve oportunidade de fazer os primeiros minutos da época e Miguel Lopes e Carlos Mané de serem titulares pela primeira vez.

Mas foi André Martins o primeiro a dar nas vistas. Sempre muito activo, só falhou na finalização (especialmente aos 21’, quando, bem assistido por Mané, teve tudo para inaugurar o marcador). Aos 23’, Tiago Lapa fez o primeiro remate do Sp. Espinho.

Martins esteve na jogada do primeiro golo, ao servir bem Capel na esquerda. O espanhol meteu na área e João Mário apareceu a finalizar de primeira.

No início da segunda metade, o médio João Dias teve nos pés a melhor oportunidade dos “tigres”, mas o seu remate saiu fraco.

Stéphane, o jovem guarda-redes do último classificado da Série C do Campeonato Nacional de Seniores, aguentou a desvantagem mínima por algumas ocasiões, mas depois disso a história do jogo foi a história dos golos do Sporting. Mané assistiu Capel (61’), Montero fez o terceiro (aos 68’, numa grande jogada individual) e o quinto (81’) e o japonês Tanaka (77’) aproveitou para se estrear a marcar pela equipa, através de um penálti de que também resultou a expulsão do espinhense Fábio Gonçalves. Com o triunfo garantido, Marco Silva ofereceu ainda ao jovem Daniel Podence a estreia pela equipa principal.

Sugerir correcção
Comentar