Sporting recebe Famalicão nos quartos-de-final da Taça

Braga joga com Belenenses.

Foto
Depois de eliminar o Vizela, o Sporting defronta o Famalicão Pedro benavente/nfactos

O sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal colocou no caminho do Sporting a única equipa ainda em prova que não pertence à I Liga. Os “leões” vão receber o Famalicão, equipa do campeonato nacional de seniores (o terceiro escalão do futebol nacional).

Os outros três embates desta fase da prova serão todos entre equipas da I Liga: o Braga recebe o Belenenses, o Rio Ave joga em casa com o Gil Vicente e Marítimo e Nacional defrontam-se no Estádio dos Barreiros.

Os jogos estão agendados para o dia 7 de Janeiro.

No sorteio desta segunda-feira, ficaram já definidos igualmente os embates para as meias-finais, que serão jogadas a duas mãos.

Caso vença o Famalicão, o Sporting defrontará o vencedor da eliminatória entre o Marítimo e o Nacional.

Já o Sporting de Braga, outro dos principais candidatos agora que FC Porto e Benfica estão fora de prova, defrontará o vencedor da eliminatória entre o Rio Ave e o Gil Vicente, caso vença o Belenenses nos quartos-de-final.

As meias-finais estão agendadas para 4 de Março e 8 de Abril. Como é habitual, a final realiza-se no Estádio do Jamor, estando marcada para 31 de Maio.

Augusto Inácio, director-geral do futebol do Sporting, rejeita que os “leões” sejam favoritos à conquista do troféu por já não estarem em prova Benfica e FC Porto. "Não somos mais favoritos por Benfica e FC Porto estarem fora. Temos grandes equipas nestes quartos-de-final que têm toda a pretensão de estar na final", afirmou Augusto Inácio após o sorteio.

O dirigente assegurou que o Sporting vai respeitar o Famalicão, segundo classificado da Serie B e que já afastou da prova o Paços de Ferreira, mas lembrou que "desde o primeiro dia" a equipa de Marco Silva assumiu o objectivo de conquistar a prova.

"O Famalicão foi a grande surpresa da última eliminatória. Temos muito respeito, mas temos a ambição de querer ganhar a Taça e por isso queremos ultrapassar mais um obstáculo", referiu Inácio.

Por seu lado, o director desportivo do Famalicão assumiu que ficou "muito satisfeito" com o sorteio e pediu aos adeptos da equipa para "fazerem a festa da Taça de Portugal" no Estádio José Alvalade, a 7 de Janeiro.

"O nosso objectivo inicial era chegar à terceira eliminatória. Temos agora a oportunidade de defrontar o Sporting, um clube grande, e vamos aproveitar para fazer a festa. De certeza que todos os famalicenses vão estar em Alvalade a apoiar a equipa", disse Rui Borges, antigo jogador de Belenenses e Estrela da Amadora.

Além do Sporting-Famalicão, o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol ditou ainda o embate entre Rio Ave, finalista vencido da competição, e Gil Vicente, em Vila do Conde, um dérbi madeirense entre Marítimo e Nacional e um confronto no Minho entre Sporting de Braga, que eliminou o detentor do troféu Benfica, e o Belenenses.

"O Braga tem uma grande ambição nesta competição e quer chegar à final", frisou o representante dos bracarenses no sorteio, Pedro Pereira.

 

Quartos de final, 7 de Janeiro de 2015
SC Braga (L) - Belenenses (L)
Rio Ave FC (L) - Gil Vicente FC (L)
Marítimo (L) - CD Nacional (L)
Sporting CP (L) - FC Famalicão (CNS) 

Meias-finais 
Primeira Mão

4 de Março de 2015
Vencedor do Marítimo (L) - CD Nacional (L) – Vencedor do Sporting CP (L) - FC Famalicão (CNS) 
Vencedor do  SC Braga (L) - Belenenses (L) – Vencedor do Rio Ave FC (L) - Gil Vicente FC (L)

Segunda Mão

8 de Abril de 2015
Vencedor Sporting CP (L) - FC Famalicão (CNS)  – Vencedor do Marítimo (L) - CD Nacional (L)
Vencedor do Rio Ave FC (L) - Gil Vicente FC (L) – Vencedor do  SC Braga (L) - Belenenses (L) 

Final
31 de Maio de 2015
Estádio Nacional

Sugerir correcção
Comentar