Sporting quer encerrar jejum de oito anos no Estádio da Luz

Marco Silva procura primeiro triunfo da sua carreira sobre o Benfica no primeiro jogo grande da temporada. “Encarnados” não perdem o "derby" em casa desde Janeiro de 2006.

Foto
Luisão e Adrien disputam uma bola no derby da temporada passada, no Estádio da Luz, que o Benfica venceria por 2-0 Pedro Nunes/AFP (arquivo)

Pelo segundo ano consecutivo, o campeonato terá um "derby" entre Benfica e Sporting à passagem da terceira jornada. Um jogo “grande” numa fase madrugadora da temporada, com os plantéis ainda expostos a entradas e saídas de jogadores antes do encerramento do mercado de transferências. Um factor de instabilidade para as duas equipas, que torna este clássico particularmente imprevisível. A tradição pesa para o lado dos “encarnados”, que não perdem com os “leões” há oito anos no Estádio da Luz.

Será desta? Marco Silva acredita que sim. “Quem conseguir estar mais concentrado, cometer menos erros - nestes jogos um pormenor tem muita importância - sairá vitorioso, e nós tudo faremos para que seja o Sporting”, garantiu este sábado o jovem treinador, que nunca venceu o Benfica ao serviço do Estoril, a sua anterior equipa, mas que já causou estragos consideráveis a Jorge Jesus. Há duas temporadas, foi à Luz empatar a uma bola, contribuindo decisivamente para desviar o adversário da rota do título.

Analisando as equipas que alinharam, no Estádio de Alvalade, há exactamente um ano (1-1), os “leões” surgem no presente derby mais fortalecidos e as “águias” mais frágeis. Pelo menos teoricamente. Se a defesa sportinguista já não pode contar com o central Marcos Rojo, recentemente contratado pelo Manchester United, o Benfica perdeu o também defesa central Ezequiel Garay (Zenit), o médio defensivo Nemanja Matic (Chelsea) e os atacantes Rodrigo (Valência), Óscar Cardozo (Trabzonspor) e Lazar Markovic (Liverpool). Todos alinharam na partida do ano passado e foram fundamentais para uma temporada recheada de êxitos.

Com muito menos mexidas na espinha dorsal da equipa, o Sporting conseguiu ainda reforçar-se com Nani, emprestado pelo Manchester United, que promete fazer a diferença no ataque. Já Jorge Jesus terá ficado a perder na dança das entradas e saídas e o balanco poderá ainda ser mais negativo se as investidas sobre o médio Enzo Pérez forem bem-sucedidas. Mas os “leões” terão também de aguardar até ao final do período de transferências, esta segunda-feira, para confirmarem as continuidades do médio defensivo William Carvalho e do avançado Slimani, principais alvos da cobiça no mercado. Para já, todos estão disponíveis para o derby.

Sem vencer na Luz desde o dia 28 de Janeiro de 2006 – quando dois golos de Liedson e outro de Ricardo Sá Pinto valeram um triunfo por 3-1, com Simão Sabrosa a marcar para a equipa da casa -, o Sporting estará empenhado em encerrar o jejum. Desde então, os “leões” perderam oito vezes e empataram duas partidas, em todas as competições, no recinto “encarnado”. Marco Silva acredita que poderá ser o primeiro técnico sportinguista a vencer Jorge Jesus em casa.

“É um adversário que respeitamos como todos os outros, mas o nosso objectivo é claramente a vitória. Respeitando aqueles que são os nossos princípios, a nossa identidade, percebendo que é um adversário que nos vai criar dificuldades, mas nós também lhes vamos criar dificuldades”, antecipou o treinador, na antevisão do derby.

Para este encontro, Marco Silva volta a não poder contar com o defesa direito Cédric, que se lesionou na primeira jornada do campeonato frente à Académica (1-1). No seu lugar deverá permanecer o jovem Ricardo Esgaio, que já ocupou a posição na partida com o Arouca, que rendeu o primeiro triunfo da época aos “leões” (1-0). De regresso ao “onze” estará William Carvalho, que foi expulso na partida de Coimbra e cumpriu um jogo de castigo. Na frente, o colombiano Freddy Montero deverá continuar a ser a referência no centro do ataque, com o argelino Slimani à espreita de uma oportunidade no banco.

Já no Benfica, uma das principais dúvidas está na baliza. A chegada de Júlio César reduziu o espaço de manobra de Artur, mas a falta de ritmo competitivo do titular das redes da selecção brasileira, que não joga desde o Mundial, pode manter o seu compatriota entre os postes neste importante encontro. Incerteza ainda sobre quem vai render o lesionado Rúben Amorim, à frente da defesa “encarnada”. Com poucos dias na Luz, o grego Samaris ainda não está familiarizado com as rotinas da equipa e o lugar poderá ser ocupado por André Almeida.

Sugerir correcção
Comentar