Sporting perdeu mas já mostrou melhorias

Villarreal conquistou o Troféu Ibérico nos penáltis, depois do jogo ter terminado a zero no final dos 90 minutos.

Foto
Jorge Jesus voltou a não ver o Sporting vencer Patrícia de Melo Moreira/AFP

O Sporting foi derrotado pelo Villarreal no Troféu Ibérico, mas apenas cedeu nos penáltis (3-4), depois de, no final dos 90 minutos, a partida realizada em Badajoz ter terminado empatada a zero. Foi um início de maior iniciativa dos espanhóis, que levaram mesmo o guarda-redes leonino Azbe Jug a aplicar-se com um par de boas defesas. A partir dos 10 minutos, os "leões" passaram a controlar as operações, procurando ter a bola e rodá-la com paciência. Tinham, no entanto, dificuldades em penetrar na área. O reforço Alan Ruiz percebeu-o e, aos 21 minutos, tentou “à bomba”, de fora da área.

O argentino foi protagonista nesse lance mas esteve discreto na restante primeira parte. A qualidade do pé esquerdo foi visível, numa ou outra vinda atrás para organizar jogo, mas ficou-se por aí. Outro reforço colocado de início por Jorge Jesus foi Radosav Petrovic. O trinco sérvio arriscou pouco ou nada no passe, lateralizou muito o jogo e revelou, ainda, baixa velocidade de pensamento (quando recebia a bola demorava a decidir a quem endereçá-la). O médio não chegaria a completar a primeira parte. Queixando-se da virilha deu lugar a João Palhinha aos 43 minutos. Por essa altura, o Sporting já estava, novamente, por baixo do jogo, revelando dificuldades na defesa que têm sido habituais. O Villarreal conseguiu explorar bem as costas de Jefferson e foi por aí que colocou os principais problemas aos “leões”. Valeu Jug, com uma primeira parte muito agradável: vistosas e importantes defesas aos 6, 8 e 40 minutos.

As quatro alterações promovidas por Jesus ao intervalo – entradas de Zigelaar, Rúben Semedo, Schelotto e Podence – fizeram bem ao Sporting, que entrou melhor, embora sem criar perigo. Destaque para algumas boas combinações entre Podence e Alan Ruiz, mas cedo o argentino foi substituído por Slimani. As muitas alterações e o “desconto de tempo” para beber água (muito calor em Badajoz) tiraram ritmo à partida, que ia decorrendo sem oportunidades de parte a parte. De positivo, a estabilização da defesa "leonina", que terá feito um dos melhores 45 minutos da pré-época, muito graças a uma exibição enorme de Rúben Semedo. Foram 45 minutos em que Jesus juntou três jovens portugueses do meio-campo para a frente, os três ainda sem lugar garantido no plantel. João Palhinha e Iuri Medeiros, discretos, podiam ter aproveitado melhor a oportunidade. Já Podence mostrou bons pormenores, velocidade e cumpriu, quer ao centro, quer à direita. Continua a marcar pontos.

O jogo não chegaria ao fim sem um forçar de última hora da equipa "leonina". Matheus, por duas vezes (88 e 90 minutos), esteve perto do golo, mas a melhor oportunidade pertenceu a Iuri Medeiros, aos 90'+2', que enviou a bola ao poste após um bom trabalho dentro da área.

Nos penáltis, Slimani falhou o primeiro e Rúben Semedo o quinto, e o troféu ficou por Espanha. Ainda revelando falhas, o Sporting mostrou algumas coisas interessantes em Badajoz, nomeadamente na segunda parte (a questão da defesa e a ponta final de Matheus e Iuri). Acima de tudo nota-se que as goleadas sofridas já são passado e que a equipa está a subir de rendimento à medida que o campeonato se aproxima.

Pelo Sporting alinharam: Jug, Jefferson, Naldo, Coates e João Pereira; Petrovic, Bruno César, Bryan Ruiz e Iuri Medeiros; Alan Ruiz e Barcos. Jogaram ainda: Ewerton, Rúben Semedo, Schelotto, Zigelaar, Palhinha, Matheus, Slimani e Podence.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários