Um vendaval em Alvalade manteve o Sporting no topo

Equipa de Jorge Jesus goleou o V. Guimarães e mantém-se ao lado do FC Porto. Slimani foi o homem da noite.

Foto
Slimani luta pela posse de bola. O argelino marcou três golos frente ao V. Guimarães HUGO CORREIA/Reuters

O resultado mais volumoso da temporada permitiu ao Sporting continuar a dividir com o FC Porto a liderança da I Liga. A equipa de Jorge Jesus esmagou neste domingo o V. Guimarães por 5-1 e igualou os “dragões” na classificação, com 17 pontos. Um hat-trick de Slimani, a que se juntaram golos de Teófilo Gutiérrez e Adrien Silva, permitiram aos “leões” regressar aos triunfos no campeonato e partir para a paragem competitiva com a confiança em alta.

Nunca houve dúvidas quanto a quem ficaria com os três pontos em disputa. O Sporting foi superior ao adversário, nomeadamente na primeira parte, e construiu um resultado gordo. Ao intervalo o marcador assinalava 2-0, mas ninguém ficaria chocado se fossem mais. No segundo tempo a equipa de Sérgio Conceição esboçou uma ténue reacção, mas os “leões” aproveitaram as oportunidades de que dispuseram e golearam.

Havia um alerta de mau tempo para todo o país, que se verificou também em Alvalade. O Sporting fez cair um vendaval sobre o V. Guimarães, que sofreu a segunda derrota em outros tantos jogos com Sérgio Conceição ao leme. O técnico repetiu o “onze” que fez alinhar na sua estreia (derrota no derby minhoto com o Sp. Braga), enquanto Jorge Jesus fez várias alterações relativamente à equipa que alinhou de início frente ao Besiktas, apostando em Ricardo Esgaio, Jefferson, Adrien Silva, João Mário e Slimani.

Foto

Apesar de ultimamente viver como se estivesse no centro de um vulcão em permanente erupção — o mais recente abalo foi o processo disciplinar e suspensão aplicados ao peruano Carrillo — a equipa de Jesus mostrou tranquilidade e começou a partida a todo o gás. Slimani inaugurou o marcador aos 12’, após passe de João Mário, mas já antes tinha estado perto do golo. Na altura, valeu João Afonso a fazer o corte. Cinco minutos depois do golo do argelino, Teófilo Gutiérrez acertou em cheio na trave da baliza vimaranense. O colombiano não desperdiçaria a segunda oportunidade: aproveitou o erro monumental de Montoya, que o deixou sozinho perante Douglas, e só teve de contornar o guarda-redes para fazer o 2-0.

A abrir o segundo tempo, Tozé entrou na área e obrigou Rui Patrício a defesa apertada. Mas tudo ficaria mais complicado para o V. Guimarães quando, aos 55’, Bouba Saré viu o cartão vermelho directo por uma entrada violenta sobre Gélson Martins. A partir daí, a goleada foi-se desenhando sem ser preciso acelerar demasiado. Slimani correspondeu ao cruzamento de Jefferson (58’) e logo depois Adrien Silva marcou de livre, com a bola a desviar em Dalbert e a trair Douglas. A combinação entre Jefferson e Slimani voltaria a funcionar para o 5-0 (78’).

O golo de Josué, aos 82’, permitiu colocar o V. Guimarães no marcador. Mas não disfarçou a fragilidade da exibição da equipa de Sérgio Conceição, no reencontro com o adversário contra o qual fez o último jogo pelo Sp. Braga, quando perdeu a final da Taça de Portugal da temporada passada.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários