O Sporting bateu este sábado o Benfica, por 29-22, e tornou-se o primeiro finalista da Taça de Portugal de andebol, em cuja final, a disputar do domingo, procurará revalidar o título conquistado no ano passado.
Na primeira meia-final, no pavilhão municipal de Tavira, os “leões” construíram uma vantagem robusta nos minutos iniciais e estiveram sempre em vantagem no marcador, perante uma equipa “encarnada” muito longe das suas reais capacidades.
A entrada forte do Sporting deixou o Benfica nervoso, permitindo aos “leões” construir um resultado favorável de 4-0, aos seis minutos de jogo, e levando o técnico “encarnado”, Jorge Rito, a pedir um desconto de tempo para repor ordem na equipa.
Os “encarnados” reagiram nos minutos seguintes mas a equipa “leonina” esteve sempre por cima, mostrando-se bem mais eficaz no ataque e contando com a preciosa prestação do guardião Hugo Figueira, em evidência com as 11 defesas do primeiro tempo.
O Sporting parecia ter o jogo controlado, com o marcador a assinalar 14-7 aos 24 minutos, mas nos últimos seis minutos da primeira parte um parcial de 4-0 para o Benfica deixou os “encarnados” com maior esperança para a segunda metade.
Contudo, no reatamento da partida, o Sporting voltou a ter um arranque muito forte e aumentou a vantagem para seis golos (17-11), retirando ao Benfica praticamente quaisquer hipóteses de pensar no apuramento para a final da prova.
Com a diferença a seu favor bem vincada, os “leões” foram acumulando golos, enquanto as “águias”, muito apáticas, se mostravam muito abaixo das suas capacidades no jogo que marcou a despedida da época, na qual conquistaram a Supertaça.
O Sporting qualificou-se para a 23.ª final da Taça de Portugal da sua história, esperando a conclusão do encontro entre FC Porto e Águas Santas, marcado para as 18h30, para conhecer o seu opositor no encontro decisivo de domingo.

Comentar