Sporting e Vitória lutam por Europas diferentes

“Leões” recebem neste sábado em Alvalade a formação minhota para reforçar o segundo lugar e à espera de alguma escorregadela do líder Benfica.

Foto
Slimani marcou o golo do triunfo do Sporting sobre o Vitória no jogo da primeira volta Miguel Riopa/AFP

Na última jornada, com o triunfo no Funchal frente ao Marítimo e com o empate do Nacional em Olhão, o Sporting garantiu matematicamente o regresso às competições europeias, ou seja, que não irá terminar abaixo do quinto lugar. Mas os “leões” querem reentrar na Europa do futebol pela Liga dos Campeões e, para tal, precisam, pelo menos, de segurar o segundo lugar. O Vitória de Guimarães, por seu lado, ainda com as competições europeias, mas está dois lugares abaixo da posição que dá acesso à Liga Europa. Neste sábado, em Alvalade, em jogo a contar para a 25.ª jornada, Sporting e Vitória vão procurar legitimar as suas diferentes ambições europeias.

Sporting e Vitória são equipas em momentos diferentes. Os comandados de Leonardo Jardim vêm de duas vitórias moralizadoras (FC Porto e Marítimo) e têm alguma margem de manobra para defender o segundo lugar (cinco pontos de vantagem para os portistas), mas a olhar para cima e à espera de alguma escorregadela do Benfica. Por outro lado, a equipa de Rui Vitória já não ganha há mês e meio para o campeonato, com apenas dois pontos somados nas últimas duas jornadas, e tem algum terreno para recuperar (cinco pontos para o quinto lugar) e dois adversários para tentar ultrapassar (Nacional e Sp. Braga).

Leonardo Jardim acredita que o Benfica pode perder alguma da vantagem que tem nos seis jogos que restam no campeonato, mas prefere que o Sporting se mantenha focado na defesa do segundo lugar. “Podemos conseguir o acesso directo à Liga dos Campeões se continuarmos com a classificação actual. Esses sete pontos são confortáveis para o Benfica, mas acreditamos que podem perder pontos e nos podemos aproximar”, defende o treinador do Sporting, que já poderá contar André Martins, convocado para o jogo deste sábado, ao contrário do egípcio Shikabala, que havia sido chamado para o jogo na Madeira.

Do lado do Vitória, vive-se um mau momento desportivo e um clima de indefinição em torno do futuro do técnico Rui Vitória, cujo contrato com os minhotos termina no final da presente época. Júlio Mendes, presidente do clube, já disse que a decisão está nas mãos de Vitória, que admite qualquer cenário mas diz que ainda não é o momento de falar sobre o assunto, desmentindo que tenha um acordo com o rival Sp. Braga: “Ainda vou conversar com a direcção e vamos decidir o que é melhor para o Vitória.”

Sugerir correcção
Comentar