“Sporting é candidato ao título”, aponta Jorge Jesus

Lesão de Rúben Amorim tira o sono ao treinador do Benfica.

Foto
Reforços Samaris e Júlio César vão estar na lista de convocados Patrícia de Melo Moreira/AFP

Vai ser um derby “difícil” no domingo, frente ao Sporting, na terceira jornada da I Liga, prevê o treinador do Benfica. Jorge Jesus espera contar em pleno com Enzo Pérez e também com os reforços Samaris e Júlio César.

“Enquadra-se dentro daquilo que é habitual. Um Benfica-Sporting é um jogo de paixões, de emoções, em que não conta quem vai em primeiro ou quem vai em segundo. Estamos ainda nas primeiras três jornadas. O importante é que o jogo seja isso mesmo, um jogo de paixão e entusiasmo em que os adeptos do Benfica e do Sporting se respeitem, como nós dentro do campo nos vamos respeitar”, disse Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Para Jorge Jesus, o “Sporting é um candidato ao título”, com a responsabilidade que isso acarreta, e esta época “mais quantidade de jogadores do que tinha no ano passado”. “Este ano o Sporting tem igual responsabilidade, tem sempre responsabilidade de chegar ao título. É uma equipa forte como foi no ano passado e vai ser um jogo difícil”, resumiu o técnico dos “encarnados”.

Questionado sobre se o médio argentino Enzo Pérez estará disponível e concentrado – face às notícias que dão como iminente a sua saída – Jorge Jesus disse que conta utilizar o jogador, e em pleno. “O Enzo tem treinado a semana toda. Clinicamente e fisicamente está recuperado. Se não acontecer nada, vai jogar. Estou a contar com o Enzo para o jogo, mas há coisas que não consigo controlar”, disse o treinador do Benfica.

Quanto ao médio grego Samaris e ao guarda-redes brasileiro Júlio César, o treinador também confirmou que serão chamados à equipa. “Se não acontecer nada até ao jogo, os dois vão ser convocados. O valor deles não deixa dúvidas a ninguém, especialmente o Júlio César, porque tem mais anos de profissão e é um lugar diferente. [O Samaris] é um jogador que tem quatro treinos connosco, pelo que não sabe ainda as ideias da equipa, principalmente quando não temos bola. É pouco tempo ainda. Mas os dois vão para o jogo, seguramente”, garantiu Jorge Jesus.

No entanto, o técnico “encarnado” admitiu que a ausência de Rúben Amorim lhe limita as opções. “O Rúben Amorim é o ‘joker’ da equipa. Posso pô-lo a jogar como ‘10’, como ‘8’ e como lateral-direito ou médio defensivo. E joga bem em qualquer destas posições”, apontou. “É um jogador muito importante e esta lesão do Rúben Amorim tem-me tirado o sono. São oito meses, tenho de me sujeitar às consequências. O Talisca também é um jogador dentro deste perfil, não tem é o conhecimento táctico do Rúben Amorim”, concluiu.

O Benfica recebe o Sporting no domingo às 19h (BenficaTV), no Estádio da Luz, em partida a contar para a terceira jornada da I Liga e que será arbitrada por Pedro Proença (Lisboa).

“Um dos grupos mais difíceis da Liga dos Campeões”
Jorge Jesus também falou sobre o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que colocou o Benfica no Grupo C, com Zenit S. Petersburgo, Bayer Leverkusen e Mónaco. E disse que a sua equipa foi sorteada para um dos grupos “mais complicados” da competição.

“Penso que é um dos grupos mais complicados, mais difíceis. E porquê? Penso que qualquer uma das quatro equipas pode ser apurada, mas também que qualquer uma pode nem ir à Liga Europa”, disse. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, os dois primeiros apuram-se para os oitavos-de-final e o terceiro classificado do grupo segue na Liga Europa.

Jesus destacou ainda como “importante” o facto de três das quatro equipas do Grupo C serem orientadas por treinadores portugueses: além dele próprio no Benfica, André Villas-Boas treina o Zenit S. Petersburgo e Leonardo Jardim o Mónaco. “É a valorização do treinador português. Aliás, a Champions tem seis treinadores portugueses, penso que [Portugal] é o país que mais treinadores tem”, disse Jesus, apontando ainda que poderiam ser sete, caso o “rival” FC Porto também tivesse optado por um técnico de nacionalidade portuguesa.

O treinador do Benfica reiterou que o Grupo C será “muito equilibrado”, com “quatro equipas muito niveladas”, mas ressalvou que não vê “vantagem nem desvantagem em qualquer uma”. “Todos podem ser apurados e qualquer um destes quatro pode nem chegar a ir à Liga Europa”, insistiu. O Benfica inicia a participação na Liga dos Campeões 2014-15 na Luz, a 16 de Setembro, frente ao Zenit S. Petersburgo. Será um regresso para Witsel, Garay e Javi García, que representam o emblema russo.

Sugerir correcção
Comentar