Sporting travou o pentacampeão e voltou a vencer a Taça de Portugal

“Leões” bateram FC Porto na final por 30-28.

Taça de Portugal para o andebol do Sporting Nuno Ferreira Santos/arquivo

Pelo segundo ano consecutivo, a Taça de Portugal em andebol ficou nas mãos do Sporting. Os “leões” bateram o FC Porto por 30-28 na final realizada no pavilhão municipal de Tavira, e pela 14.ª vez triunfaram nesta competição – são o emblema com mais vitórias na Taça de Portugal, seguidos pelo ABC, que venceu em dez ocasiões.

Mas a missão da equipa de andebol do Sporting não foi simples. Pela frente, a formação orientada por Frederico Santos teve nada menos que o campeão nacional. O FC Porto procurava fazer uma inédita “dobradinha”, mas esse feito vai ter de continuar a esperar. Após o empate (25-25) no final do tempo regulamentar, os “leões” foram mais eficazes no prolongamento e fizeram a festa. O presidente Bruno de Carvalho, que esteve no pavilhão a assistir à final, celebrou com a equipa.

Tal como tinha acontecido no ano passado (então com vitória do emblema de Alvalade por 26-25), Sporting e FC Porto encontraram-se na final da Taça de Portugal. Os “leões” afastaram o Benfica para chegar ao jogo decisivo e o FC Porto desembaraçou-se do Águas Santas. E começou por ser o Sporting a ter sinal mais no encontro: rapidamente se colocou na frente do marcador e a vantagem chegou a ser de quatro golos (9-5). No entanto, os “dragões” reagiram bem e conseguiram esbater a diferença no resultado. O intervalo chegou com 13-12 a favor do Sporting.

A equipa de Ljubomir Obradovic esteve melhor no segundo tempo. Ricardo Moreira, que tinha marcado a fechar a segunda parte, apontou mais dois golos, e Tiago Rocha, na transformação de um livre de sete metros, consumou a reviravolta: 15-14 e o FC Porto pela primeira vez em vantagem no marcador.

O equilíbrio foi a nota dominante, num jogo de parada e resposta: 15-15, 16-16, 17-17... e assim sucessivamente até aos 25-25 com que acabou o tempo regulamentar. Mas, no prolongamento, o Sporting regressou ao comando do resultado. Rui Silva (apontou dez golos) recolocou os “leões” em vantagem e Pedro Solha fez o seu sexto golo na partida, fechando o resultado a favor da equipa de Alvalade.

“É um dia muito feliz para mim e para este grupo, que deu tudo pelo clube e pela modalidade. Fizemos um jogo fantástico”, sublinhou Rui Silva, em declarações ao canal A Bola TV. “Somos justos vencedores. Ganhar ao pentacampeão não é fácil, mas esta equipa está habituada a juntar-se nas dificuldades e a remar para o mesmo lado. Estamos de parabéns”, disse Hugo Figueira, também do Sporting.

Pelo FC Porto, Ljubomir Obradovic foi sintético: “Foi um jogo muito bom, a única coisa de que não gostei foi a arbitragem. Os critérios foram muito distintos. Mas o Sporting jogou bem e está de parabéns”.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues