Sporting está quase no ponto para o arranque do campeonato

“Leões” vencem Fiorentina por 3-0 no último teste antes do início oficial da temporada no próximo domingo. Expulsão de Rui Patrício foi a única nota menos positiva na equipa de Leonardo Jardim.

Foto
Os "leões" regressaram às vitórias Rui Gaudêncio

Acabaram-se os testes, o próximo jogo vai ser a sério e o Sporting parece estar razoavelmente pronto para a estreia no campeonato frente ao Arouca, no próximo domingo. Neste domingo, em Alvalade, os “leões” fecharam a pré-época com um triunfo sobre a Fiorentina por 3-0 e ficaram com o troféu Cinco Violinos em casa.

Boa dinâmica, pressão alta e acerto defensivo parecem ser alguns dos argumentos deste novo Sporting.

Face às condicionantes com que chegou a este jogo, o “onze” que o técnico Leonardo Jardim irá apresentar na primeira jornada da liga deverá ter algumas alterações em relação ao que ontem surgiu frente aos italianos. No eixo da defesa, ao lado de Maurício, apareceu o jovem Ruben Semedo (um dos seis formados em Alvalade a jogar de início) porque todos os outros centrais estavam indisponíveis, com Cedric e Jefferson, os prováveis titulares, nas laterais.

No meio-campo, William Carvalho e André Martins parecem ser fixos, enquanto a presença de Rinaudo estará dependente da recuperação de Adrien Silva. No ataque, Montero deverá ser a primeira aposta e Wilson Eduardo está a mostrar argumentos, enquanto Gerson Magrão parece estar uma mudança abaixo.

Frente ao 4.º classificado da Série A da última época, o Sporting entrou com atitude dominadora e cedo colheu frutos. Logo aos 5’, Montero recebe a bola à entrada da área e, de primeira, dispara na direcção da baliza de Munúa, fazendo o primeiro golo do jogo. Durante a primeira meia-hora, o jogo teve apenas um sentido, o da baliza da Fiorentina, e só aos 31’ é que a formação orientada por Vincenzo Montella fez um remate digno desse nome. Aquilani rematou sem oposição, mas Rui Patrício defendeu — o guardião “leonino” acabaria expulso aos 79’ por agarrar Iakovenko, que ia a caminho da sua baliza, e irá estar indisponível para a estreia oficial caso o Sporting não marque mais um jogo particular antes do jogo de domingo.

Tal como tem acontecido em outros jogos nesta pré-época, o rendimento “leonino” desceu bastante na segunda parte (as muitas substituições ajudaram a isso), e a Fiorentina andou perto do golo mas a vitória, desta vez, não fugiu. Até porque, depois de André Martins ter enviado uma bola à trave, Carrillo fez o 2-0, num remate à entrada da pequena área após jogada de Magrão. E o jovem Semedo ainda fez o 3-0 aos 77’ após passe de William Carvalho.

O Sporting pode ainda não estar no ponto, mas apresenta argumentos que não teve num passado recente.

Ficha de Jogo

Sporting, 3

Fiorentina, 0

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Assistência 19.385 espectadores

Sporting Rui Patrício a79’, Cedric, Ruben Semedo, Maurício, Jefferson, Rinaudo a43’, William Carvalho, André Martins, Gerson Magrão, Wilson Eduardo e Fredy Montero. Jogaram ainda Welder, Carrillo, André Santos, Capel, Marcelo Boeck e Slimani. Treinador Leonardo Jardim.

Fiorentina Múnua, Gonzalo Rodríguez, Hegazy, Tomovic, Pasqual, Ambrosini, Cuadrado, Aquilani, Joaquín, Pizarro e Giuseppe Rossi. Jogaram ainda Savic, Compper, Iakovenko, Borja Valero, Mario Gomez, Vecino, Ljajic e Vargas. Treinador Vincenzo Montella.

Árbitro Pedro Proença (Lisboa)

Amarelos Rinaudo (43')

Vermelhos Rui Patrício (79')

Golos 1-0 por Fredy Montero (6'), 2-0 por Carrillo (72'), 3-0 por R. Semedo (77').

Sugerir correcção
Comentar