Sporting condenado a pagar ao Benfica indemnização de 360.000 euros

Decisão do Conselho de Disciplina da FPF relativa ao jogo que estreou a "caixa de segurança" no Estádio da Luz.

Foto
Patrícia de Melo Moreira/AFP

Mais de um ano depois dos incidentes registados no derby entre o Benfica e o Sporting da época 2011-12, a Secção Profissional do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou que os “leões” vão ter de pagar uma indemnização de 359.338 euros aos “encarnados” pelos estragos provocados pelo incêndio ateado pelos adeptos “verdes e brancos” na “caixa de segurança” do Estádio da Luz, estreada nesse encontro. O Sporting foi ainda multado em 450 euros por “comportamento incorrecto do público” na mesma partida.

O valor determinado pelo CD da federação fica, porém, abaixo dos 500 mil euros reclamados pelos “encarnados”, na sequência dos estragos provocados pelos adeptos “leoninos” por ocasião do derby de 2011-12, realizado a 29 de Novembro.

No final do encontro, que as “águias” venceram por 1-0, deflagrou um incêndio que destruiu várias cadeiras da zona do estádio destinada aos adeptos do Sporting, protegida por uma “caixa de segurança” que era estreada nesse desafio. Segundo um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, realizado a pedido do Benfica, o incêndio “provocou danos na cobertura e na bancada de betão armado”.

A decisão do CD da FPF, ao abrigo do artigo 152.º, é ainda passível de recurso para o Conselho de Justiça e os “leões” já fizeram saber que vão mesmo recorrer.

O órgão federativo informou também que multou ainda o Sporting em 2250 euros por “comportamento incorrecto do público” no mesmo derby, valor ao qual são abatidos 1800 euros, montante com que o Sporting tinha sido punido em 29 de Novembro de 2011.

Na mesma nota, o CD anunciou uma pena de dois meses de suspensão e uma multa de 2000 euros para João Gabriel, “na qualidade de director de comunicação” do Benfica, por declarações ao jornal A Bola consideradas “ofensivas da honra e consideração dos árbitros Pedro Proença e Olegário Benquerença”. 

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar