Sp. Braga regressa às vitórias diante do velho rival

A equipa de José Peseiro recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 3-2.

Foto
Éder fez dois golos no triunfo do Sporting de Braga Luís Efigénio/AFP

Quatro jogos depois, o Sporting de Braga voltou a somar três pontos na Liga. E o triunfo (3-2), frente ao Vitória de Guimarães, ajuda a recuperar o ânimo da equipa depois da crise, ou não se tratasse o adversário do velho rival regional. Os bracarenses mostram estar vivos na luta pelo terceiro lugar e esperam agora por uma derrota do Paços de Ferreira frente ao Benfica para poderem voltar a aproximar-se do lugar que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O Sp. Braga saiu vitorioso de um jogo que controlou desde o início, beneficiando também das facilidades concedidas pelo adversário. O técnico vimaranense, Rui Vitória, tinha feito entrar a equipa numa atitude defensiva, mas o sector mais recuado não esteve à altura da missão, falhando principalmente nos lances de bola parada. Apenas nos últimos minutos, os visitantes conseguiram criar perigo e reduzir a desvantagem.

O primeiro golo do Sp. Braga surgiu sobre o final (42’) de uma primeira parte que tinha tido praticamente sentido único. A equipa da casa entrou muito pressionante e a controlar a posse de bola, mas, apesar de andar sempre perto da baliza contrária, não criava situações de perigo. Com pouca profundidade ofensiva, a formação de José Peseiro mostrava-se incapaz de fazer diagonais ou encontrar espaços entre linhas, pelo que ia apostando em cruzamentos de fora da área.

Todavia, o máximo que o Sp. Braga ia conseguindo era ganhar pontapés de canto. E foi ao sétimo que chegou ao golo. Cruzamento de Hugo Viana para o interior da área, onde Éder foi mais forte no jogo aéreo, fazendo de cabeça o golo.

Já o Vitória de Guimarães não conseguiu construir uma jogada com princípio, meio e fim durante a primeira metade e deixou Soudani muito desacompanhado na frente de ataque. Os vimaranenses apenas fizeram um remate enquadrado com a baliza de Quim nesse período, mas o avançado argelino rematou à figura do guarda-redes internacional português.

No início da segunda parte (46’), os mesmos protagonistas voltaram a estar em evidência. Soudani, em boa posição, não conseguiu concretizar um contra-ataque rápido perante a acção de Quim. Dois minutos depois, o guarda-redes bracarense voltou a resolver novo lance de perigo dos vitorianos, que fizeram mais por marcar um golo nos primeiros cinco minutos da etapa complementar do que até então.

Mas foi o Sp. Braga que voltou a marcar, por Paulo Vinicius, novamente na sequência de um canto (52’). E a equipa da casa não demorou a ampliar a vantagem: aos 58’, a defesa do Vitória volta a falhar, com os dois centrais a ficarem a olhar para a corrida de Éder: na cara de Douglas, o avançado atirou para o seu 13.º golo no campeonato.

O jogo parecia resolvido, mas o Vitória ainda conseguiu discutir o resultado até ao final, porque marcaram Paulo Oliveira, na sequência deu um livre lateral (78’), e Soudani (86’), num lance em que aparece solto na área a bater Quim, após uma recepção acrobática. Mas já não havia tempo para evitar a derrota.

Sugerir correcção
Comentar