Sp. Braga esbanja e Belenenses desaproveita

Os minhotos ainda não conseguiram garantir, matematicamente, a presença nas provas europeias.

Foto
Sérgio Conceição viu a sua equipa empatar em casa Francisco Leong/AFP

O Belenenses empatou nesta sexta-feira em Braga 1-1, encontro da Liga de futebol que esteve a vencer durante 70 minutos, mas desperdiçou o facto de ter jogado com mais uma unidade desde os 66', por expulsão de Pedro Santos.

Um golo de Pelé, aos 15 minutos, deu vantagem à equipa de Belém, mas os "arsenalistas", numa altura em que actuavam com menos uma unidade, ainda conseguiram igualar aos 86 minutos, por Pedro Tiba.

Os bracarenses falharam assim o acesso matemático à Liga Europa, mas evitaram a terceira derrota caseira da temporada, contudo, depois da derrota em Guimarães, este foi um mau ensaio para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na próxima quinta-feira, ainda que a vantagem sobre o Rio Ave seja confortável (3-0).

Ruben Micael ressentiu-se da lesão bem cedo e saiu aos 12 minutos, mas as "más notícias" para Sérgio Conceição continuaram logo a seguir com a inauguração do marcador pelo Belenenses.

Kritciuk "inventou" e Rui Fontes quase lhe roubou a bola, que sobrou para canto, na sequência deste, o desvio da defesa bracarense sobrou para Pelé, que, com um remate colocado de fora da área, que ainda bateu no poste, fez o primeiro golo da partida (15 minutos).

O Sp. Braga lançou-se na procura do empate, sobretudo através de iniciativas de Pardo, mas o mais incrível desperdício surgiu aos 33 minutos: mau passe de Pelé para trás a isolar Pedro Santos e Zé Luís, mas o avançado cabo-verdiano falhou o golo, de baliza aberta, após passe deficiente do companheiro.

Após o intervalo, Pedro Tiba surgiu no lugar de Mauro, mas a primeira jogada de algum perigo pertenceu ao Belenenses, com Sturgeon a rematar ao lado, já dentro da área, após bom trabalho de Rui Fonte (48').

O Sp. Braga podia ter marcado por Zé Luís (54') e novamente por Pedro Tiba (60'), mas a outra grande oportunidade veio logo a seguir, mas Ventura foi enorme a impedir o golo a Zé Luís.

O Belenenses saía ocasionalmente com relativo perigo, mas foi sempre o Sp. Braga a estar mais perto do golo, como aos 64', quando Ventura, novamente muito atento, parou o desvio de cabeça de Baiano, após livre de Pedro Santos, que, aos 66 minutos, viu o segundo cartão amarelo, por simular uma grande penalidade, e foi expulso.

Com menos uma unidade, o Belenenses passou a poder respirar um pouco melhor e, aos 80 minutos, esteve perto de matar o jogo, mas Nélson rematou ao poste, depois de ter ladeado Kritciuk.

Mas o empate chegou mesmo, após um canto da direita, depois de alguma confusão a bola sobrou para Pedro Tiba que só teve que encostar (86').

O médio ainda seria expulso, aos 90'+2', por ter tentado jogar com a mão após um canto.

Sugerir correcção
Comentar