Sp. Braga e Belenenses precisam de pontuar para propósitos diferentes

Enquanto os "azuis" lutam pela sobrevivência, aos minhotos basta um empate para garantir a passagem à próxima fase da Liga Europa.

Foto
Milan Kammermayer/AFP

Sporting de Braga e Belenenses recebem nesta penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa dois adversários “difíceis”, tal como ambos os treinadores frisaram nas conferências de imprensa de antevisão. Mas se Sá Pinto, treinador dos “azuis”, atribuiu o favoritismo ao Lech Poznan, Paulo Fonseca deixou claro que frente ao Slovan Liberec o favorito é o Sp. Braga, embora espere “muitas dificuldades” dos checos.

Ambos precisam de pontuar, mas a verdade é que a situação é bem diferente para os dois clubes portugueses. Se em Belém, os “azuis” precisam da vitória frente ao Lech Poznan para manterem as hipóteses de apuramento, no Norte, a recepção ao Slovan Liberec pode até terminar em empate que, mesmo assim, o Sp. Braga consegue a passagem à fase seguinte.

Para o jogo frente ao Lech Poznan (18h, SPTV1), Sá Pinto diz esperar “maiores dificuldades”, com um adversário “ainda mais forte” do que aquele que enfrentou na Polónia na primeira ronda do Grupo I e com o qual empatou a zero, mas garantiu que os “azuis” vão “lutar exaustivamente pelos três pontos” que darão o primeiro triunfo caseiro à equipa do Restelo.

"Fizemos um grande jogo e foi injusto não termos vencido lá, mas este jogo será diferente. Vamos encontrar uma equipa ainda mais forte, mais motivada e que precisa de ganhar para alimentar o sonho da passagem à fase seguinte", disse o treinador, abordando as dificuldades que advirão do Lech Poznan, campeão polaco que neste momento ocupa o 14.º lugar da classificação interna.

Nas contas do grupo, o Belenenses está no último lugar, com quatro pontos em quatro jogos, tal como o Lech Poznan, com o segundo lugar na posse da Fiorentina (6 pontos) e o primeiro ocupado pelo Basileia (9 pontos).

"Somos a equipa com menor poderio do grupo, no qual estão dois campeões e o actual líder da Liga italiana. É normal que o Lech Poznan tenha mais obrigação e seja favorito a ganhar o jogo. Mas isso não nos diminui", referiu o treinador. Apesar do favoritismo que reconhece ao adversário, Sá Pinto frisa que o objectivo do Belenenses é “continuar a fazer história e oferecer uma vitória” aos adeptos lisboetas.

Em Braga, as contas são bem diferentes. Depois de três vitórias consecutivas, o Sp. Braga foi derrotado em Marselha na última jornada do grupo, mas um empate é agora suficiente para garantir o apuramento. "Queremos corrigir o resultado e a exibição que tivemos em Marselha. E queremos conquistar, assumimo-lo no balneário, o primeiro lugar do grupo", afirmou Paulo Fonseca.

O treinador dos “arsenalistas” assume o favoritismo, tendo em conta também a vitória na casa do adversário, embora avise que o mesmo “conta pouco na hora de jogar”.

Este jogo da quinta jornada do Grupo F (20h05 SPTV1) é “um dos mais importantes da época” para o Sp. Braga, diz o técnico, que garante ainda que ninguém na equipa está a pensar na partida com o Benfica, marcada para a próxima segunda-feira. "Estamos 200% focados no jogo com o Liberec, nem quero ouvir falar do jogo com o Benfica", concluiu.

Com nove pontos e primeiro do grupo, o Sp. Braga vai “jogar para ganhar” frente ao segundo classificado, Slovan Liberec, com sete. Já o Marselha ocupa o 3.º lugar com 6 pontos, sendo que o último lugar pertence ao Groningen, com apenas um ponto. 

Sugerir correcção
Comentar