Southampton e Panathinaikos não resistiram às surpresas

Liverpool e Tottenham serão os representantes ingleses na fase de grupos da Liga Europa. Fenerbahçe carimbou apuramento.

Foto
O desalento de Steven Caulker, do Southampton Bo Amstrup/Reuters

A Liga Europa é fértil em resultados desequilibrados – basta pensar que o Borussia Dortmund arrasou o Odd por 7-2 (totalizando 11-5 na eliminatória) –, mas também proporciona surpresas aos menos precavidos. Como foi o caso do Southampton, sétimo classificado da Liga inglesa em 2014-15 mas que não foi capaz de superiorizar-se aos dinamarqueses do Midtjylland. A equipa orientada por Ronald Koeman tinha cedido um empate em casa (1-1), na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos, e estava obrigada a marcar no terreno do adversário para continuar na segunda competição da UEFA. Mas os saints – que tiveram José Fonte os 90’ e Cédric Soares no banco de suplentes – não conseguiram dar continuidade à primeira campanha europeia desde 2003-04 (em que foram eliminados na primeira ronda da Taça UEFA) e caíram devido a um golo de Rasmussen.

A eliminação do Southampton, a quem as coisas também não começaram bem na Premier League, com dois empates e uma derrota, deixa Liverpool e Tottenham como únicos representantes ingleses na fase de grupos da Liga Europa.

Outro emblema a cair de forma inesperada foi o Panathinaikos, eliminado pelo desconhecido Qäbälä FK, do Azerbaijão. Os gregos, vice-campeões europeus em 1970-71, cederam um empate (2-2) em casa e os golos marcados fora valeram o apuramento dos visitantes. A outra equipa azerbaijana na Liga Europa, o Qarabag FK, também continua em prova, tendo afastado os suíços do Young Boys. Entre as surpresas figura também o Standard Liège, eliminado pelo Molde.

O Fenerbahçe de Vítor Pereira acabou com as dúvidas ao receber e vencer o Atromitos por 3-0, depois de ter vencido pela margem mínima na primeira mão. Um “bis” de Fernandão e um golo na própria baliza de Gorbunov garantiram a presença do emblema turco no sorteio da fase de grupos da Liga Europa, que se realiza hoje às 12h, no Mónaco.

Bordéus, Ajax, Saint-Étienne, Rosenborg, PAOK, Borussia Dortmund (com a tal goleada, que incluiu um hat-trick de Marco Reus) e Athletic Bilbau superaram os respectivos adversários com maior ou menor dificuldade e avançam para a fase de grupos, tal como o Slovan Liberec, que mantém uma campanha 100% vitoriosa, com o quarto triunfo consecutivo na Liga Europa: ultrapassou o Hajduk Split (1-0 em casa o 0-1 na Croácia).

O sonho do Astra Giurgiu, que tinha vencido o AZ Alkmaar por 3-2 na primeira mão, fugiu nos últimos minutos: os holandeses fizeram dois golos (van der Linden aos 80’ e Mühren aos 85’) e deixaram o líder do campeonato romeno pelo caminho na Liga Europa.
 
Resultados

Kairat Almaty-Bordéus: 2-1 (2-2)
Jablonec-Ajax: 0-0 (0-1)
Qarabag-Young Boys: 3-0 (4-0)    
Rubin Kazan-Rabotnicki: 1-0 (2-1)
HJK Helsínquia-Krasnodar: 0-0 (1-5)
Videoton-Lech Poznan: 0-1 (0-4)
Saint-Étienne-Milsami Orhei: 1-0 (2-1)
Thun-Sparta Praga: 3-3 (4-6)
AZ-Astra Giurgiu: 2-0 (4-3)
Brondby-PAOK: 1-1 (1-6)
Fenerbahçe-Atromitos: 3-0 (4-0)
Hajduk Split-Liberec: 0-1 (0-2)
Panathinaikos-Qabala: 2-2 (2-2)
Rosenborg-Steaua Bucareste: 0-1 (3-1)
Standard Liège-Molde: 3-1 (3-3)
Vojvodina-Viktoria Plzen: 0-2 (0-5)
Borussia Dortmund-Odd Ballklubb: 7-2 (11-5)
Salzburgo-Dínamo Minsk: 2-0 (2-2)
Athletic Bilbau-Zilina: 1-0 (3-3)
Midtjylland-Southampton: 1-0 (2-1)
Legia Varsóvia-Zorya: 3-2 (4-2)
Belenenses-Altach: 0-0 (1-0)

Sugerir correcção
Comentar