Sousa perde para Wawrinka nos momentos-chave

Número um português caiu na segunda ronda do Masters de Madrid, num encontro equilibrado.

Foto
João Sousa falhou o acesso àquela que seria a sua primeira final ATP TOBY MELVILLE/REUTERS

João Sousa até começou bem o encontro da segunda ronda do Mutua Madrid Masters, mas Stan Wawrinka confirmou nos momentos decisivos por que razão é um tenista do top 10. O suíço recuperou o break de desvantagem quando Sousa serviu para fechar o set inicial e decidiu a segunda partida ao quebrar o serviço adversário de forma cirúrgica, para vencer, por 7-6 (7/1), 7-5.

“Não fiz um excelente jogo, fiz um bom jogo. O serviço não esteve como gostaria — se estivesse como ontem, teria vencido o primeiro set. Tive bola para 5-2, falhei uma esquerda a meio campo, as coisas não caíram para o meu lado e ele acabou por fazer o break e no tie-break eu comecei mal. No segundo set, servi um pouco melhor”, comentou Sousa sobre o encontro marcado pelas queixas de ambos por causa da luminosidade dos painéis de publicidade electrónicos. “Os dois estávamos de acordo que não se via a bola devido ao fundo azul. Num campo tão bonito e emblemático, é pena que as condições não sejam as melhores para a prática”, disse o número um português.

Um break inicial e dois break-points salvos pelo caminho permitiram a Sousa servir a 5-4, depois de desperdiçar o set-point no serviço adversário. Mas o suíço reencontrou o seu ténis agressivo a tempo de evitar que o português fechasse e passou para a frente do marcador. Sousa serviu melhor a 5-6 do que dois jogos antes, mas, no jogo decisivo, um amortie mal executado deu a Wawrinka um mini-break para 2/1 e o número nove do ranking não mais perdeu o ascendente, terminando a partida com menos erros não forçados (14-16) e mais winners (11-7).

No segundo set, Sousa melhorou a percentagem de pontos ganhos no segundo serviço e não se registaram break-points até ao 11.º jogo. O vimaranense salvou o primeiro mas não o segundo, que deu o 6-5. Wawrinka não olhou para trás, mas desperdiçou dois match-points dando esperança a Sousa, que ainda dispôs do único break-point do segundo set, antes de ceder ao fim de 1h33m.

Na quarta-feira, Roger Federer estreia-se diante de Nick Kyrgios (35.º). O suíço vem de conquistar, no domingo, o 85.º título da carreira na terra batida do novíssimo torneio de Istambul, enquanto que o finalista do Millennium Estoril Open, já teve de vencer, nesta terça-feira, o seu primeiro encontro em Madrid, diante do espanhol vindo do qualifying Daniel Gimeno-Traver (66.º), por 6-2, 6-3.

No torneio feminino, Maria Sharapova cedeu somente três jogos a Mariana Duque-Marino (110.ª) para passar à segunda ronda, onde vai defrontar a jovem Caroline Garcia. Mas o encontro do dia será o duelo entre Serena Williams (1.ª) e Victoria Azarenka (31.ª).

Sugerir correcção
Comentar