Sousa já não conseguiu sobreviver em Gstaad

Derrota com David Goffin, em mais um encontro de longa duração, ditou a eliminação do português.

Foto
João Sousa obteve um bom resultado para Portugal na Eslováquia Foto: Enric Vives-Rubio

João Sousa tinha razão quando antecipou mais uma batalha para os quartos-de-final do Swiss Open Gstaad. Foram 2h40m de um intenso duelo travado com David Goffin, mas ainda não foi desta que o tenista português venceu um jogador do top 15 nesta época. Como já é a sua imagem de marca, Sousa lutou até ao último ponto, mas acabaria por ceder no tie-break do terceiro set.

“Acho que fiz um excelente encontro, joguei a um nível altíssimo ,o que não fiz nos primeiros dois encontros. Encontrei boas sensações e só tenho de dar os parabéns ao David, porque foi superior nos momentos decisivos. Estou triste pela derrota, porque lutei bastante, mas o ténis é mesmo assim”, resumiu Sousa (43.º ATP), depois de deixar a Roy Emerson Arena, derrotado por Goffin (14.º), pelos parciais de 6-7 (7/9), 6-4 e 7-6 (7/1).

Com sete encontros disputados nos últimos 10 dias, a questão do cansaço pesava sobre Sousa. Mas só depois de quatro jogos consecutivos sem problemas para o servidor é que surgiram as dificuldades. O português não evitou um break-point, prontamente aproveitado por Goffin, mais fresco, física e mentalmente.

Como já vem sendo hábito, Sousa reagiu, devolveu o break e passou novamente para frente do marcador. No tie-break, Goffin assinou o primeiro mini-break e, a 6/4, dispôs de dois set-points. Mas Sousa salvou-se com brilho e fechou na primeira oportunidade em que serviu.

No segundo set, o nível de Sousa baixou e o belga aproveitou para um break precoce que lhe permitiu comandar. A 2-5, Sousa salvou três set-points, o último com um ás na linha central e, no jogo seguinte, fez mesmo o break. Mas quando todos esperavam a igualdade, o português não conseguiu impor o serviço e cedeu no sexto set-point.

Na partida decisiva, Sousa foi o primeiro a dispor de break-points, dois, mas seria o belga, a 3-2, a aproveitar a segunda oportunidade. Mais uma vez, o vimaranense reagiu e, com a colaboração do belga, devolveu o break. A 4-5, um erro de direita deu dois match-points a Goffin, salvos galhardamente pelo português.

No tie-break, uma resposta a um smash deu o 2/1 a Goffin, que saltou para 4/1. Ao perder dois pontos de serviço, Sousa — que voltará a competir no Masters 1000 de Montreal, no dia 10 de Agosto — assinou a sua sentença. “No tie-break, as coisas correram melhor para ele, não diria que foi sorte, mas houve alguns erros meus e alguma desconcentração à mistura”, explicou. 

Sugerir correcção
Comentar