Sousa defronta Simon em Miami

O número um português obteve mais uma vitória num torneio Masters 1000.

João Sousa joga esta noite a segunda eliminatória do Sony Open Tennis com o francês Gilles Simon, actual 27.º do ranking mundial. O número um português repetiu a proeza de há duas semanas, em Indian Wells, e venceu a ronda inaugural em Miami, também da categoria Masters 1000 e igualmente em hardcourts, mas disputado em condições diferentes.

“No primeiro encontro nunca é fácil sentir sensações muito boas, mas penso que estive muito bem a nível táctico e consegui estar concentrado durante todo o encontro. Aqui em Miami, a humidade é muito superior a Indian Wells e penso que todos os jogadores notam isso. Os campos aqui são mais lentos do que em Indian Wells, onde era muitíssimo mais seco, daí a razão de a bola ser mais rápida”, explicou Sousa (42.º), após derrotar o espanhol Pablo Carreño Busta (64.º), por 6-4, 7-6 (7/3), em uma hora e 49 minutos.

O encontro com o tenista que em 2013 recebeu o prémio de maior progressão no ranking ATP (715.º para 66.º) foi bastante equilibrado, como se esperava entre dois jogadores que se conhecem bem, embora nunca se tivessem encontrado no circuito. “Eu e o Pablo somos amigos e treinamos muitas vezes juntos quando estamos em Barcelona. Foi quase como um derby já que ele treina a cinco minutos de onde eu treino. Tenho pena que ele não possa continuar no torneio, mas a vida continua e ele tem uma excelente carreira pela frente”, contou Sousa, que garantiu o set inicial graças ao único break, no nono jogo. No entanto, o tenista de Guimarães teve de anular seis break-points, dois deles quando serviu a 5-4.

As ameaças de Carreño Busta confirmaram-se no início do segundo set, com o break para 2-0. Mas Sousa devolveu a quebra de serviço de imediato, no quinto break-point, antes de igualar (2-2). O espanhol de 22 anos denotou alguma dificuldade em acompanhar o ritmo e cometeu erros, que lhe custaram o quinto jogo.

No entanto, a 3-4, naquela que podia ser a sua última oportunidade de recuperar o break de desvantagem, Carreño Busta encontrou forças para igualar. No tie-break, Sousa venceu o ponto inaugural no serviço adversário, construindo uma vantagem que chegou a 6/1. Carreño Busta ainda salvou dois match-points com o serviço, mas no terceiro, Sousa terminou com um smash, o seu 17.º winner.

“Penso que o meu bom aproveitamento dos break-points foi fruto da forte concentração com que estive durante todo o encontro e hoje fui feliz em concretizá-los”, resumiu Sousa.

Após ganhar o sétimo de 16 encontros disputados esta época, Sousa vai defrontar Gilles Simon, que apresenta um registo negativo (quatro vitórias-cinco derrotas) em 2014 e vem de uma derrota na estreia em Indian Wells. “O Simon é um jogador muito experiente e sabe aproveitar muito bem a velocidade de bola do adversário. Espero poder estar a cem por cento para fazer um excelente encontro e no final faremos contas”, avisou Sousa.

Sugerir correcção
Comentar