O primeiro jogo entre “grandes” desta vez demora mais tempo a chegar

FC Porto-Benfica acontece à 5.ª jornada, mais de um mês após o arranque da I Liga 2015-16. Condicionamento do sorteio não evitou sucessão de jogos em casa ou fora para a generalidade dos clubes

Foto
Lara Jacinto (arquivo)

Ao contrário do que sucedeu nos anos mais recentes, em 2015-16 será preciso esperar um pouco mais do que o habitual até poder assistir a um duelo entre “grandes” do futebol português. A quinta jornada da I Liga, marcada para o fim-de-semana de 19 e 20 de Setembro, reserva ao Benfica uma viagem ao terreno do FC Porto. Sensivelmente um mês depois, na Luz, realiza-se o derby de Lisboa, na mesma jornada em que o FC Porto receberá o Sp. Braga. A 15.ª jornada, logo no primeiro fim-de-semana do ano 2016 (2 e 3 de Janeiro), reserva um Sporting-FC Porto.

Os condicionamentos introduzidos no sorteio das competições profissionais do futebol nacional impedem que Benfica, FC Porto e Sporting joguem entre si nas duas primeiras jornadas do campeonato. Só a partir da terceira ronda tal é possível, e foi mesmo entre o final de Agosto e o início de Setembro que, tanto em 2013-14 como em 2014-15, os confrontos aconteceram: Sporting-Benfica e Benfica-Sporting, respectivamente. Desta vez, porém, tudo ficou adiado para a quinta jornada, já na segunda quinzena de Setembro. O FC Porto-Benfica realiza-se apenas depois da paragem para os jogos da selecção nacional com França e Albânia, e imediatamente antes da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde tanto “dragões” como “encarnados” têm entrada directa.

Os “encarnados”, agora orientados por Rui Vitória, vão iniciar a defesa do título em casa, perante o Estoril. O FC Porto recebe o V. Guimarães, enquanto o Sporting de Jorge Jesus apadrinhará a estreia do Tondela no principal escalão. São desafios de dificuldade distinta para os três tradicionais candidatos ao título de campeão: o Benfica joga em casa contra o 12.º classificado da época transacta, enquanto os “dragões” recebem o quinto – que, antes de começar a I Liga, já terá disputado a pré-eliminatória da Liga Europa – e os “leões” jogam diante de um emblema recém-promovido e estreante. O secretário-geral do Tondela admitiu após o sorteio que a partida pode realizar-se em Aveiro.

O União da Madeira, a outra formação promovida da II Liga, terá um início de campeonato bem mais confortável: a equipa orientada por Luís Norton de Matos joga as três primeiras jornadas na ilha (recebe o vizinho Marítimo, visita o vizinho Nacional e recebe o V. Guimarães), de onde sairá apenas na quarta jornada, a meio de Setembro, após a paragem da selecção. Mas depois, entre a sétima e a décima jornada, as dificuldades acumulam-se para os insulares, que jogam, em sucessão, com Benfica, Belenenses, FC Porto e Sp. Braga.

Condicionamento falhou
O facto de o União da Madeira jogar em casa, em jornadas consecutivas (contra FC Porto e Sp. Braga), não devia sequer ser possível. Um dos condicionamentos introduzidos no sorteio pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional destina-se a “evitar, na medida do possível, que uma equipa possa jogar duas vezes seguidas em casa ou fora”. Mas, como mostram os resultados do sorteio, isso não passou de uma intenção: das 18 equipas da I Liga, apenas Arouca e P. Ferreira não têm jogos seguidos do campeonato em casa ou fora. O Benfica joga as terceira e quarta jornadas (Moreirense e Belenenses) em casa; o FC Porto recebe Belenenses e Sp. Braga nas sétima e oitava rondas; o Sporting disputa as terceira e quarta jornadas no terreno adversário (Académica e Rio Ave).

A viragem da primeira para a segunda volta agrava o cenário de jogos consecutivos em casa e fora. Da 17.ª à 21.ª jornadas, o Benfica fará quatro jogos fora (Nacional, Estoril, Moreirense e Belenenses), tendo pelo meio uma partida na Luz (Arouca). No mesmo período, o Sporting recebe Sp. Braga, Tondela, Académica e Rio Ave, fazendo só uma viagem a Paços de Ferreira.

No que diz respeito à II Liga, que arranca no fim-de-semana de 8 e 9 de Agosto (nesse domingo, no Algarve, Benfica e Sporting disputam a Supertaça), os despromovidos Penafiel e Gil Vicente jogam a primeira jornada em casa, frente a Leixões e Mafra, respectivamente. Os outros dois clubes que acompanharam o emblema da região oeste na subida ao segundo escalão defrontam-se na ronda inaugural (Varzim-Famalicão). Quanto à Taça da Liga, o sorteio da segunda fase (disputada num só jogo, a eliminar) ditou vários encontros entre clubes do principal escalão: Moreirense-V. Setúbal, União da Madeira-Paços de Ferreira, Tondela-Nacional, Marítimo-Académica e Rio Ave-V. Guimarães.

I Liga 2015-16
1.ª jornada
Belenenses-Rio Ave
Benfica-Estoril
Sp. Braga-Nacional
P. Ferreira-Académica
Moreirense-Arouca
V. Setúbal-Boavista
FC Porto-V. Guimarães
U. Madeira-Marítimo
Tondela-Sporting

2.ª jornada
Académica-V. Setúbal
Arouca-Benfica
Boavista-Tondela
Estoril-Moreirense
Marítimo-FC Porto
Nacional-U. Madeira
V. Guimarães-Belenenses
Rio Ave-Sp. Braga
Sporting-P. Ferreira

3.ª jornada
Académica-Sporting
Belenenses-Marítimo
Benfica-Moreirense
P. Ferreira-Arouca
Sp. Braga-Boavista
FC Porto-Estoril
U. Madeira-V. Guimarães
Tondela-Nacional
V. Setúbal-Rio Ave

Veja aqui o calendário completo da I Liga 2015-16

Veja aqui o calendário completo da II Liga 2015-16

Sugerir correcção
Comentar