Serena e Halep lutam por um último título

A líder do ranking voltou a ter que sofrer muito para chegar à final do Masters feminino.

Foto
Halep festeja o seu apuramento para a final do Masters feminino Edgar Su/Reuters

Serena Williams e Simona Halep discutem neste domingo o último grande título do ano no circuito profissional feminino, ao qualificarem-se para a final do BNP Paribas WTA Finals. Pela sua experiência, qualidade e currículo (venceu em 2001, 2009, 2012 e 2013, e foi finalista em 2002 e 2004), Serena é a favorita, mas a estreante romena venceu-a na quarta-feira de forma inapelável (6-0, 6-2). Só que, se derrotar Serena uma vez é difícil, duas na mesma semana seria um feito inédito.

“Não tenho nada a perder nesta final. Antes de cá chegar, não esperava este resultado e, agora, não tenho pressão, nada a perder. Vou defrontar a número um do mundo outra vez, mas é outro dia, logo vemos o que irá acontecer”, garantiu Halep (4.ª do ranking), após derrotar Agnieszka Radwanska (6.ª), com um duplo 6-2. A romena dominou totalmente, assinando cinco breaks e 26 winners durante os 67 minutos do encontro.

Antes, o público do National Indoor Stadium, de Singapura, vibrou com o embate entre Serena e a sua amiga Caroline Wozniacki, ganho pela jogadora de 33 anos. 2-6, 6-3 e 7-6 (8/6).

Wozniacki só tinha perdido um set nos três encontros da fase de grupos e prolongou esse bom momento de forma ao vencer a primeira partida em apenas 26 minutos, graças a cinco winners e apenas dois erros não forçados. Mas Serena inverteu totalmente a situação no segundo set e com 15 winners e seis erros não forçados dominou a partida, levando o suspense para um decisivo set de 76 minutos.

Wozniacki foi a primeira a obter um break, que a colocou, a 5-4, numa posição privilegiada para fechar o encontro. Serena elevou o nível, devolveu o break e, a 6-5, dispôs de um match-point. Confirmando a confiança actual, Wozniacki tomou a iniciativa, até concluir com um vólei para o court vazio.

O encontro teve o seu epílogo no tie-break: Wozniacki liderou por 4/1, mas Serena reagiu, ganhando cinco pontos consecutivos. Wozniacki anulou os dois match-points, mas na quarta oportunidade, a número oito do ranking não conseguiu devolver bem a forte direita. Ao contrário de manifestações anteriores, Serena cerrou discretamente o punho e deu um sentido abraço à amiga Caroline.                              

“Tenho que dizer que ela fez um grande jogo, foi muito difícil. Sinto-me muito mal porque ela é espantosa e simpática e é a única jogadora que ainda não tinha perdido neste torneio, por isso merecia mesmo ganhar”, revelou Serena.

Wozniacki, por seu lado, não escondeu o desapontamento. “Estar tão perto e perder, é mesmo uma porcaria. Mas penso que foi um grande encontro, joguei tudo o que podia e lutei até ao fim. Serena foi melhor do que eu, nos momentos cruciais. Mas é por isso que as campeãs são campeãs; todas elas sobem de nível quando é preciso”, frisou a dinamarquesa, que agora se pode dedicar totalmente ao seu último objectivo para 2014: terminar a maratona de Nova Iorque, no dia 2 de Novembro.

 

 

Sugerir correcção
Comentar