Septuagenária termina ultramaratona a seis segundos do fim

Gunhild Swanson é a mulher mais velha a concluir a Western States Endurance Run 100, a Ultra trail mais antiga do mundo, de 160 km.

Foto
Gunhild Swanson é a mulher mais velha a concluir uma Ultra trail de 160 km. ERIN STROUT

Disputada desde 1974, nunca a Western States Endurante Run 100 tinha tido um final tão impressionante. Coube a Gunhild Swanson, de 70 anos, roubar todo o protagonismo do canadiano Rob Krar, o grande vencedor da prova, ao ser a mulher mais velha a cortar a meta, num tempo de tempo de 29h59m54s…a seis segundos do fim.

A cerca de 16 minutos de dar como concluída a ultramaratona, a pista Placer Hight School, em Auburn, Califórnia, explodiu com aplausos e incentivo dirigidos a Swanson. Rob Krar, que reivindicou a sua vitória quase 15 horas antes, juntou-se à septuagenária e correu o último quilómetro com ela (de chinelos!).

Quando Swanson cruzou a linha, ela abaixou-se, balançou a cabeça, sorriu largamente, e disse simplesmente: "Isso foi inacreditável." Um autêntico frenesim fez-se sentir entre o público, voluntários, amigos, filho e neto, e os outros atletas que já haviam terminado a prova. 

"Em mais de 15 anos de participação na Western States nunca vi nada parecido com o que aconteceu na pista pouco antes das 11h no domingo", escreveu o ultra runner Andy Jones-Wilkins na página do Facebook da corrida. 

Esta foi a terceira vez que Gunhild Swanson participou na Western States Endurance Run 100. Em 2005, já havia estabelecido o recorde no escalão 60-69, com o tempo de 25h40m29s.

 

 

Sugerir correcção
Comentar