Sem piedade para com Jason Day e companhia

Estados Unidos cilindram International Team no arranque da Presidents Cup

Foto
Jordan Spieth e Dustin Johnson mostram ser dupla temível / © GETTY IMAGES

The Presidents Cup remonta a 1994 e, desde então, o International Team (que exclui jogadores europeus) só ganhou uma vez aos Estados Unidos, em 1998, no Royal Melbourne Golf Club. Hoje começou mais uma edição (a décima primeira), e as coisas voltaram a não lhe correr bem, com uma derrota estrondosa por 1-4 na sessão inaugural de cinco foursomes, no Jack Nicklaus GC Korea, em Incheon City, na Coreia do Sul. É a quinta vez consecutiva que perde a primeira sessão... 

No segundo match do dia, a dupla sul-africana Louis Oosthuizen/Branden Grace ofereceu a única vitória desta quinta-feira ao International Team, batendo Matt Kuchar/Patrick Reed por 3/2. Este foi o par americano mais desinspirado, perdendo três pontos nos últimos oito buracos apesar de o conjunto adversário ter feito apenas um birdie. Muito provavelmente, Jay Haas, capitão da equipa dos EUA, não voltará a colocar Kuchar e Reed – que nunca encontraram ritmo – em união de forças.

De resto, nos outros quatro encontros, só houve vitórias dos americanos. No primeiro match, Bubba Watson (n.º 4 mundial)/J.B. Holmes, uma equipa de jogadores que batem longe, derrotaram Adam Scott (Austrália)/Hideki Matsuyama (Japão) por 3/2. Fizeram 4 birdies nos primeiros seis buracos e 6 no total dos 16 buracos jogados.

No match 3, Ricki Fowler/Jimmy Walker, uma dupla que já havia sido testada com sucesso na Ryder Cup de 2014, alcançou a vitória mais dilatada do dia, por 5/4, frente ao par indiano-tailandês Anirban Lahiri/Thongchai Jaidee. Os americanos fizeram 3 birdies nos primeiros quatro buracos… Fowler não falhou um putt e no fim Walker reconheceu mérito ao seu parceiro. “A chave foram os putts fantásticos que ele meteu.” 

Passamos para o match 4, o único que se prolongou até ao 18, entre Phil Mickelson/Zach Johnson, uma dupla vetarana cuja idade somada dá 84 anos, e os australianos Jason Day (n.º 2 mundial)/Steven Bowditch. Um clutch putt de Day no 17 levou o jogo para o último buraco, um par 5, onde Mickelson, do tee, bateu um drive de 300 metros e de seguida Johnson meteu no green à segunda. Os australianos precisavam de fazer eagle para ganhar o buraco, não conseguiram e perderam 2 down. Ah, não esquecer que Mickelson meteu um shot do bunker no buraco 13, para birdie, a 15 metros de distância. 

A finalizar o quinteto de partidas, esteve em acção o n.º 1 mundial Jordan Spieth, ao lado de Dustin Johnson, n. º 8 mundial. Defrontaram o neo-zelandês Danny Lee e o australiano Marc Leishman, que se aguentaram bem nos primeiros 9 buracos mas foram-se abaixo no back nine, com dois dos três buracos perdidos por terem ido parar à água. O resultado final foi de 4/3. 

“Isto é maravilhoso. Eles jogaram muito, muito bem. Estamos extáticos com este começo. Esperamos manter o pé no pedal”, disse o capitão (não jogador) dos EUA, Jay Haas, que no primeiro dia deixou de fora o seu filho, Bill Haas, e Chris Kirk. 

“Foi um dia difícil”, disse por sua vez o capitão do International Team, o zimbabueano Nick Price, que deixou no “banco” o sul-africano Charl Schwartzel e o sul-coreano Sangmoon Bae. “Os Estados Unidos jogaram realmente bem. Ainda nos restam 25 pontos. Não nos podemos deixar ir abaixo.” 

Como em equipa que ganha não se mexe, para os cinco fourballs de amanhã, sexta-feira, o capitão americano manteve quatro duplas, tirando apenas Kuchar/Reed para entrar Kirk/Haas. 

Os próximos matches são os seguintes: 

Dustin Johnson/Jordan Spieth (EUA) vs. Louis Oosthuizen/Branden Grace 

Rickie Fowler/Jimmy Walker (EUA)   vs. Danny Lee/Sangmoon Bae 

Zach Johnson/Phil Mickelson (EUA) vs. Adam Scott/Jason Day 

J. B. Holmes/Bubba Watson (EUA) vs. Marc Leishman/Steven Bowditch 

Bill Haas/Chris Kirk (EUA) vs. Thongchai Jaidee/Charl Schwartzel 

The Presidents Cup desenrola-se durante quatro dias. No terceiro dia jogam-se quatro foursomes e quatro fourballs e no último, domingo, os 12 singles. Com um ponto por vitória e meio ponto por empate, em jogo estão 30 pontos. A primeira equipa a ultrapassar os 15 pontos é a vencedora.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar