Dois anos depois a Ferrari voltou a vencer

O alemão Sebastein Vettel foi o mais rápido no GP da Malásia.

Foto
Vencedor do prémio na Malásia Reuters / Olivia Harris

Foi uma longa espera de dois anos, mas a Ferrari voltou a ocupar o lugar mais alto de um pódio na Fórmula 1, com o triunfo do recém-chegado Sebastian Vettel, este domingo, no Grande Prémio (GP) da Malásia.

O alemão tetracampeão mundial impôs-se numa emotiva batalha com os pilotos da Mercedes e, no final, não escondeu a emoção pela 40.ª vitória da sua carreira (ficou a uma do brasileiro Ayrton Senna), a primeira desde o GP do Brasil de 2013.

“O número um voltou, a Ferrari está de volta”, gritou o piloto, de 27 anos, pelo rádio após cruzar a linha da meta. E, de facto, a equipa italiana não ganhava um Grande Prémio desde 12 de Maio de 2013, quando o espanhol Fernando Alonso triunfou em Barcelona.

Vettel explicaria pouco depois a sua euforia: “Foi a minha primeira vitória com a Ferrari e emocionei-me. Temos um carro muito bom.”

E, de facto, o arranque da temporada superou as melhores expectativas do alemão, que já havia sido terceiro na prova inaugural, na Austrália, posicionando-se no segundo lugar do Mundial, a três pontos do líder e actual detentor do título Lewis Hamilton.

Com uma estratégia de apenas duas paragens para trocar de pneus, contra três dos pilotos da Mercedes, Vettel – que alcançara o segundo melhor tempo na qualificação – acabou por ganhar uma vantagem preciosa, resistindo aos ataques de Hamilton e Nico Rosberg na fase final da corrida.

O GP da Malásia permitiu ainda ao holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, tornar-se no mais jovem piloto a pontuar numa prova do Mundial, alcançando um sétimo lugar com 17 anos e 180 dias. Um feito que o mais novo piloto do pelotão da Fórmula 1 não pôde festejar com o habitual champanhe da praxe, por não ter a idade legal para o fazer segundo a lei da Malásia.

Sugerir correcção
Comentar