Sebastian Vettel e Missy Franklin vencem Laureus

Prémios foram entregues nesta quarta-feira em Kuala Lumpur. Piloto alemão concorria com Cristiano Ronaldo, Usain Bolt, LeBron James, Mo Farah e Rafael Nadal.

Foto
Vettel conquistou em 2013 o seu quarto título consecutivo na Fórmula 1 Samsul Said/Reuters

O piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel conquistou nesta quarta-feira o prémio Laureus para desportista do ano, à frente do futebolista português Cristiano Ronaldo.

Da lista de seis nomeados fazia ainda parte o velocista jamaicano Usain Bolt, o basquetebolista norte-americano LeBron James, o atleta britânico Mo Farah e o tenista espanhol Rafael Nadal.

O galardão foi entregue em Kuala Lumpur, na Malásia, e o tetracampeão do Mundo de Fórmula 1 bateu a concorrência do português avançado do Real Madrid, que ganhou a Bola de Ouro 2013 para melhor futebolista do mundo. Também nomeado em 2009, ainda não foi este ano que Cristiano Ronaldo ganhou um dos Laureus, considerados os "Óscares" do Desporto.

Noutros prémios, a nadadora norte-americana Missy Franklin (vencedora de seis medalhas de ouro nos últimos Mundiais de Natação) ganhou o prémio de desportista feminino do ano, levando de vencida a varista russa Yelena Isinbayeva, a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a tenista sua compatriota Serena Williams e a futebolista alemã Nadine Angerer.

Na categoria de acção (desporto radical), o grande vencedor foi o ciclista de BMX britânico Jamie Bestwick.

O britânico tinha concorrência de peso entre os nomeados: a surfista brasileira Maya Gabeira, que, em Outubro de 2013, sofreu um acidente numa onda gigante na Nazaré, bem como os surfistas australiano Mick Fanning e norte-americano John John Florence. O brasileiro Bob Burnquist (skateboard) e o norte-americano Shaun White (snowboard) eram os outros nomeados para esta categoria.

A equipa de futebol do Bayern Munique venceu o prémio de equipa do ano, uma distinção pela conquista da Liga dos Campeões, da Supertaça Europeia, do Mundial de Clubes da FIFA, do campeonato alemão e da Taça da Alemanha da época passada.

O clube bávaro ficou à frente de nomeados como a selecção do Brasil de futebol, a selecção da Nova Zelândia de râguebi, os campeões da NBA Miami Heat, a escuderia Red Bull da Fórmula 1 e os tenistas norte-americanos Bob e Mike Bryan.

No Laureus destinado aos regressos, foi o tenista espanhol Rafael Nadal (vencedor de dez títulos em 2013, entre os quais dois Grand Slam – Open dos Estados Unidos e o Roland Garros – e cinco torneios Masters 1000) a levar a melhor sobre a varista russa Isinbayeva, o futebolista brasileiro Ronaldinho Gaúcho, o golfista norte-americano Tiger Woods, o basquetebolista francês Tony Parker e a equipa Oracle Team USA da America's Cup.

O campeão de MotoGP, o piloto espanhol Marc Márquez, ganhou a distinção de revelação do ano, à frente do ciclista colombiano Nairo Quintana, dos golfistas Justin Rose e Adam Scott, do varista alemão Raphael Holzdeppe e da selecção de críquete do Afeganistão.

O prémio para atletas com deficiência foi para a esquiadora francesa Marie Bochet (vencedora de todas as cinco variantes do esqui alpino nos Mundiais de 2013).

Também estavam nomeados para este galardão o suíço Marcel Hug, segundo na prova de cadeira de rodas da edição deste ano da meia maratona de Lisboa, a norte-americana Tatyana McFadden (atletismo adaptado), bem como as nadadoras Sophie Pascoe, Sarah Louise Rung e Olga Sviderska.

Sugerir correcção
Comentar