Sara Moreira salta para Zurique na prova dos 5000m

Nelson Évora e Yazaldes Nascimento foram alguns dos atletas também em destaque nos campeonatos de Portugal.

Foto
Sara Moreira vai aos Europeus Phil Noble/Reuters

Sara Moreira, fundista do Maratona CP regressada há meio ano de maternidade, foi a principal figura da segunda e última jornada dos campenatos de Portugal de atletismo, que tiveram lugar no Estádio Universitário de Lisboa. A atleta venceu os 5000m com a classe que se lhe reconhece e caiu bem abaixo da marca pedida, de 15m40s, com 15m31,11s, vencendo a benfiquista Ana Dulce Félix, que também já tem mínimos europeus nesta distância e que ontem tardou mais sete segundos (15m38,62s). Assim, Sara estará no famoso Estádio Letzigrund de Zurique para defender a posição de medalhada na légua, adquirida tanto em 2010, em Barcelona, como em 2012, em Helsínquia.

O inevitável vento lisboeta estragou parte da jornada deste domingo, acabando por dificultar as marcas dos velocistas, já que soprava contra na recta da meta. O embate nos 20m masculinos era antevisto como muito interessante e fez juz às expectativas, com o benfiquista Yazaldes Nascimento a contrariar, com 21,20s, o favoritismo dos sportinguistas David Lima, estudante na Grã-Bretanha, e Arnaldo Abrantes, os quais fizeram ambos 21,35s e nem por milésimos puderam ser desemparelhados, pelo que partilharam o segundo lugar.

Das outras maiores figuras presentes, é de realçar mais um título no triplo salto para Nelson Évora selado com a marca de 16,41m. Na mesma prova feminina Patrícia Mamona obteve outro ceptro doméstico acima de 14m, com 14,05m, embora atrás da israelita (ex-ucraniana) Hanna Minenko (14,29m), e no terceiro lugar Susana Costa confirmava a sua boa forma com 14,02m, embora no seu caso com vento em excesso.

Uma das grandes revelações do ano voltou a vencer. Em novo duelo nos 800m com o benfiquista Miguel Moreira (1m48,99s), o sportinguista Sandy Martins voltou a levar a melhor, com 1m48,74s, exactamente a um segundo do seu máximo pessoal de há uma semana.

Em regresso de lesão, João Almeida (Sporting) ganhou nos 110m barreiras e com 13,03s ficou a três centésimos do mínimo europeu, que tem uma semana para ainda tentar.

Na jornada de sábado, grande destaque para Marco Fortes, que está de regresso à melhor forma no peso, onde atingiu 20,62m, e, sobretudo, para Diogo Ferreira, que no salto com vara voltou a vencer o recordista nacional Edi Maia (5,45m), e ao transpôr 5,67m ficou a três centímetros do máximo luso, passando agora a ser o segundo melhor de sempre na disciplina.


 

 


Sugerir correcção
Comentar