Sara Errani corre para os quartos-de-final do Open dos EUA

Italiana bateu Lucic-Baroni e vai defrontar Caroline Wozniacki na próxima ronda.

Foto
Foto: Timothy Clary/AFP

O ténis não é uma prova de atletismo, mas os tenistas são atletas cada vez mais rápidos e essa evolução está a sentir-se igualmente no sector feminino. Para azar das adversárias, Sara Errani gosta de correr. Ou melhor: “Adoro correr!”. Neste domingo, a italiana de 1,64m foi a primeira a apurar-se para os quartos-de-final do Open dos EUA, depois de pôr fim ao regresso de sonho de Mirjana Lucic-Baroni e vencer em três sets… em que somou somente quatro winners e cometeu apenas nove erros não forçados.

“Tentei ser consistente, correr e estar em todos os pontos. Quis lutar. As outras jogadoras têm pancadas mais potentes do que eu, mas tentei manter-me no encontro dessa forma”, explicou Errani (14.ª do ranking), logo após eliminar a croata, por 6-3, 2-6 e 6-0.

Lucic, de 32 anos e 141.ª no ranking, voltou a uma terceira ronda de um torneio do Grand Slam 15 anos depois de ter sido semifinalista em Wimbledon, quando era considerada uma menina-prodígio. A croata manteve-se fiel ao seu ténis agressivo mas perdeu a precisão e, embora tenha somado 46 winners, acumulou 69 erros não forçados.

Espera-se um novo combate para Errani nos “quartos”, onde vai encontrar Caroline Wozniacki. Frente a outra ex-número um mundial, a dinamarquesa adaptou-se melhor ao vento e bateu a russa Maria Sharapova, por 6-4, 2-6 e 6-2.

As condições foram difíceis para ambas, pois além do vento, a combinação de calor e a humidade elevados levou mesmo a que fosse accionada a “heat rule” e as jogadoras tiveram direito a um intervalo de 10 minutos.

Na véspera, Victoria Azarenka (17.ª) mostrou que os cinco meses fora do circuito não afectaram a sua determinação e vontade de ganhar. “Se alguém for jogar basquetebol comigo, vou-lhe arrancar o coração”, disparou para os jornalistas norte-americanos, depois de obter a sua 100.ª vitória em majors, diante da russa Elena Vesnina (56.ª): 6-1, 6-1.

Serena também não teve problemas para eliminar (6-3, 6-3) a também norte-americana Varvara Lepchenko. Nos oitavos-de-final, o seu melhor resultado neste ano em Grand Slams, a número um defronta a estoniana Kaia Kanepi (50.ª).

Na sessão nocturna de sábado, Eugenie Bouchard (8.ª) também mostrou a sua marca de campeã, ao bater a checa Barbora Zahlavova Strycova (29.ª), por 6-2, 6-7 (2/7) e 6-4. A estreia da canadiana de 20 anos na segunda semana do Open dos EUA será feita diante da russa Ekaterina Makarova (18.ª).

No torneio masculino, John Isner cometeu a proeza de pelo terceiro encontro consecutivo em Flushing Meadows não perder nenhum jogo de serviço… e acabou eliminado. E pelo terceiro ano consecutivo, na terceira ronda e por Philipp Kohlschreiber. O tenista alemão, actual 25.º do ranking, ganhou três tie-breaks a Isner e saiu vencedor ao fim da batalha de duas horas e meia: 7-6 (7/4), 4-6, 7-6 (7/2) e 7-6 (7/4). Serena é agora a única representante do ténis dos EUA nos quadros de singulares.

Sugerir correcção
Comentar