Sapatilhas mais caras podem não ser as melhores para correr

Um estudo recente conduzido pela RunRepeat.com analisou 391 pares de sapatilhas de running de 24 marcas diferentes e concluiu que quanto mais se paga pelo calçado desportivo, maior é o arrependimento.

Foto

134.867 avaliações online a 391 sapatilhas para correr, de 24 marcas diferentes, foi o que o site dinarmaquês RunRepeat.com precisou para concluir que o calçado mais caro não garante que seja o mais adequado para a prática desportiva.

“Fizemos este estudo para espalhar a informação de que ‘quanto mais caro, melhor’ não se aplica aos ténis de corrida”, afirma Jens Jakob Andersen, fundador do RunRepeat.com. “A nossa pesquisa deixa claro que corredores que pagam mais caro por um calçado estão menos satisfeitos com o produto do que quem comprou um de valor médio ou até os mais baratos.”

Hoje em dia verificamos como as marcas lutam por mais vendas e, para isso, criam mais anúncios, mais estratégias de divulgação do calçado de corrida. O próprio design dos ténis é pensado ao pormenor, com objectivo de proporcionar melhor perfomance ao corredor mas não só. Com isto, era de esperar que as marcas especialistas superassem a concorrência que abrange outras modalidades, mas de acordo com análise, elas são apenas 2,8% melhores.

As marcas de grande reconhecimento entre os atletas e até os amadores como a Nike, Asics e Adidas e mais recentemente a New Balance, foram, segundo a RunRepeat as que tiveram piores classificações quanto à qualidade/preço. As marcas melhor avaliadas foram a Skechers, Saucony e a Vibram FiveFingers. 

Em relação ao custo, o calçado mais em conta foram os da Skechers, Vivobarefoot e Puma. Os mais caros foram os da On, Newton e Hoka One One. 

Todo o cuidado é pouco na hora de escolher o calçado para correr. Recorrer primeiro ao teste de análise da passada ajudará o corredor a descobrir quais os modelos mais indicados para cada forma do pé e passada (pronação, neutro ou supinador). 

Estudo completo do runrepeat.com AQUI

conteúdos produzidos por Pressinform

Sugerir correcção
Comentar