Santos e Lima representam Portugal na World Cup

Em Melbourne está a mais forte dupla lusa de sempre numa prova que pela primeira vez introduz a competição individual.

Foto
Ricardo Santos vai juntar-se a Filipe Lima e representar Portugal na Taça do Mundo Karim Jaafar/AFP

Ricardo Santos e Filipe Lima começam nesta quinta-feira a competir no ISPS Handa World Cup of Golf, no Royal Melbourne Golf Club, Austrália. Remontando a 1954, este torneio de pares por nações tem tido os seus altos e baixos, mas é um clássico do golfe mundial e tem visto passar (e vencer) os melhores de sempre no pós-guerra. Quis o destino que, no ano em que Portugal tem a sua mais forte representação, o formato fosse alterado dando primazia à competição individual.

A prova distribui um total de 5,9 milhões de euros em prémios, sendo 5,2 milhões para a prova individual e 700 mil euros para a prova colectiva. Há 60 jogadores em prova e o último classificado recebe perto de 15 mil euros. Para as equipas, só as três primeiras recebem prémios. E os pares já não formam equipa como antigamente, limitam-se a jogar o seu jogo por pancadas e, no fim de cada volta, aproveita-se o melhor dos dois resultados para efeitos colectivos.

Também pela primeira vez, não houve pré-qualificações, sendo a eligibilidade feita através do ranking mundial, como o será nos Jogos Olímpicos de 2016. Graças à posição de Ricardo Santos no ranking mundial a 23 de Setembro (192.º), Portugal apurou directamente dois jogadores, juntando-se-lhe o segundo melhor português na tabela, Filipe Lima. Áustria, Bangladesh, Brasil, Bélgica, Ilhas Fiji, México, Noruega, Zimbabwe só conseguiram apurar um jogador, pelo que estão fora da prova por equipas.

Tanto Santos como Lima vêm de excelentes épocas, o primeiro sendo 65.º na Race to Dubai do European Tour (com quase 500 mil euros em prémios), o segundo sendo segundo no ranking do Challenge Tour. Santos, que em 2008 (China), com Tiago Cruz, obteve a melhor marca portuguesa (13.º) de sempre, assume que, se ambos conseguirem exibir o seu melhor golfe de 2013, Portugal pode ir longe nesta prova que já foi ganha por nomes como Jack Nicklaus, Arnold Palmer, Severiano Ballesteros, Ernie Els ou Tiger Woods.

A prova conta com dois top-10 mundiais, o australiano Adam Scott (n.º 2) – com Jason Day – e o norte-americano Matt Kuchar (8.º) – com Bill Haas. Kuchar e Gary Woodland foram os vencedores da última edição, em 2011. As outras nações em competição são África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Escócia, Espanha, EUA, Dinamarca, Inglaterra, Filipinas, Finlândia, França, Índia, Irlanda, Itália, Holanda, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Tailândia e Suécia.

 

Sugerir correcção
Comentar