Saiba quem pode sair a Benfica, FC Porto e Sporting na Liga dos Campeões

Sorteio da fase de grupos nesta quinta-feira à tarde.

Foto
Benfica, FC Porto e Sporting vão conhecer os adversários Dominic Favre/Reuters (arquivo)

Dois anos depois, o futebol português volta a ter três representantes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Benfica, FC Porto e Sporting ficam nesta quinta-feira a conhecer os adversários: o sorteio começa às 16h45, no Mónaco.

Apesar de integrarem o Pote 1 do sorteio e, portanto, terem estatuto de cabeça-de-série, isso não significa que Benfica e FC Porto vão ter vida fácil. Com equipas como Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain ou Manchester City no Pote 2 e Liverpool no Pote 3, ninguém está livre de uma missão muito complicada.

O Sporting partilha com os rivais as dificuldades do Pote 2, com a agravante de ter obrigatoriamente que enfrentar uma das potências do futebol europeu do Pote 1.

São 32 as equipas que vão a sorteio: 22 que tiveram entrada directa (entre as quais Benfica e Sporting), a que se juntaram dez que tiveram de disputar pré-eliminatórias. Foi o caso do FC Porto, que ultrapassou o Lille no play-off.

Das equipas presentes no sorteio desta quinta-feira, BATE Borisov, Malmö, Maribor e Ludogorets Razgrad são as que tiveram de fazer um maior percurso para aqui chegar. Estes quatro emblemas entraram em acção na segunda pré-eliminatória.

Serão seis os treinadores portugueses em acção. Para além de Jorge Jesus e Marco Silva, ao serviço de Benfica e Sporting, respectivamente, também vão estar na fase de grupos da Liga dos Campeões 2014-15: José Mourinho (Chelsea), Paulo Sousa (Basileia), André Villas-Boas (Zenit S. Petersburgo) e Leonardo Jardim (Mónaco).

As regras da UEFA ditam que será sorteada uma equipa de cada pote para formar oito grupos de quatro equipas. Dois clubes do mesmo país não podem enfrentar-se na fase de grupos da Liga dos Campeões. Portanto, se por exemplo o Benfica fosse sorteado com o Manchester City, não seria possível que do Pote 3 saísse o Liverpool.

Liga dos Campeões
Sorteio da fase de grupos

Pote 1
Real Madrid (Espanha)
Barcelona (Espanha)
Bayern Munique (Alemanha)
Chelsea (Inglaterra)
BENFICA (Portugal)
Atlético de Madrid (Espanha)
Arsenal (Inglaterra)
FC PORTO (Portugal)

Pote 2
Schalke 04 (Alemanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Juventus (Itália)
Paris Saint-Germain (França)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Basileia (Suíça)
Zenit S. Petersburgo (Rússia)
Manchester City (Inglaterra)

Pote 3
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Olympiacos (Grécia)
CSKA Moscovo (Rússia)
Ajax (Holanda)
Liverpool (Inglaterra)
SPORTING (Portugal)
Galatasaray (Turquia)
Athletic Bilbau (Espanha)

Pote 4
Anderlecht (Bélgica)
Roma (Itália)
APOEL (Chipre)
BATE Borisov (Bielorrússia)
Ludogorets Razgrad (Bulgária)
Maribor (Eslovénia)
Mónaco (França)
Malmö (Suécia)

Sugerir correcção
Comentar