SAD do Benfica teve lucros de 14,1 milhões de euros na época passada

Sociedade benfiquista regressa aos lucros, mas continua em situação de falência técnica.

Foto
A venda do passe de Rodrigo ajudou a equilibrar as contas do Benfica Reuters

A SAD do Benfica anunciou na quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um resultado consolidado positivo de 14,1 milhões de euros, no exercício de 2013/2014, recuperando cerca de 24,6 milhões face ao ano anterior.

"Este desempenho representa um importante contributo para o equilíbrio económico da Benfica SAD, baseado no crescimento das receitas operacionais, na presença assídua na Liga dos Campeões e na obtenção de ganhos com a alienação de atletas", refere o comunicado enviado à CMVM.

A SAD “encarnada” informa também que aumentou o passivo em perto de nove milhões de euros, em comparação com Junho de 2013, passando de 440,4 para 449 milhões de euros.

Em contrapartida, o activo também cresce, de 416,6 milhões para 440 milhões, o que faz com que o capital próprio seja negativo em apenas 8,4 milhões (há um ano era também negativo, mas de 23,8 milhões).

Os resultados operacionais, incluindo as transações de jogadores - nomeadamente do sérvio Matic, ao Chelsea, e de Rodrigo e André Gomes, a um fundo de investimento - foram francamente superiores aos dois exercícios anteriores: agora 33,5 milhões de euros, contra sete em 2013 (um aumento de 374 por cento) e 5,1 em 2012.

Excluindo as vendas de jogadores, os rendimentos operacionais chegaram aos 105 milhões de euros, também em clara alta, comparando com os 85,9 de 2013 e os 89,9 de 2012. Pela primeira vez na história da Benfica SAD é passada a barreira dos 100 milhões.

"Trata-se de um valor relevante para a realidade do futebol português, o qual foi impulsionado pela implementação do novo modelo de exploração dos direitos televisivos", adianta o comunicado enviado à CMVM.

Sugerir correcção
Comentar