Moutinho: “Empate pode chegar, mas queremos ganhar”

Médio quer encerrar de vez as contas da qualificação para o Euro 2016 na quinta-feira, frente à Dinamarca.

Foto
Moutinho só pensa em ganhar Karen Minasyan/AFP

Somar um ponto na recepção de quinta-feira à Dinamarca, em Braga (19h45, RTP1), será suficiente para Portugal garantir o apuramento para o Euro 2016, que se realiza em França. Mas não é com esse pensamento que a selecção aborda o penúltimo encontro no Grupo I de qualificação para o Europeu. “Queremos entrar para ganhar, como em todos os jogos, e este é mais um. Temos de trabalhar da melhor maneira para preparar o jogo, ganhar e conseguirmos ser superiores frente a uma boa selecção. Sabemos que o empate pode chegar, mas queremos ganhar”, sublinhou João Moutinho, no arranque da concentração da equipa nacional.

O médio do Mónaco está de regresso às opções de Fernando Santos para os compromissos diante da Dinamarca e da Sérvia. Em Setembro, por motivos físicos, tinha sido dispensado e falhou as partidas diante de França e Albânia. Moutinho está entre os mais utilizados de Fernando Santos na selecção, com sete presenças (630 minutos) em dez partidas sob as ordens do sucessor de Paulo Bento, e se jogar contra a Dinamarca cumprirá a 80.ª internacionalização. “[A Dinamarca] é uma boa selecção. Vamos ter que ser superiores, lutar mais e mostrar a nossa qualidade dentro de campo”, reforçou.

O jogo com a Dinamarca “é para vencer”, corroborou Rafa, admitindo que o objectivo passa por “acabar já com a qualificação” para o Europeu. “Estar na selecção é especial e jogar no estádio onde costumo jogar ainda mais especial é. Vou trabalhar para ter uma oportunidade. Mesmo que o empate seja suficiente, nenhum jogador entra em campo para fazer o mínimo necessário”, reiterou o atacante de 22 anos que cumpre a terceira temporada ao serviço do Sp. Braga.

No primeiro treino da equipa orientada por Fernando Santos, nesta segunda-feira à tarde, já esteve o guarda-redes Eduardo, convocado no domingo à noite para substituir Anthony Lopes, que se encontra com gastroenterite e, por isso, impossibilitado de integrar a selecção. Eduardo foi um de apenas oito jogadores disponíveis no relvado, assim como o estreante Nélson Semedo, do Benfica. Ventura, Ricardo Carvalho, Eliseu, João Moutinho, Miguel Veloso e Éder foram os outros elementos que estiveram disponíveis para o treino. Os restantes 16 jogadores chamados pelo seleccionador nacional também estiveram no Estádio Municipal de Braga, mas cumpriram trabalho de recuperação no ginásio.

A selecção portuguesa ficou também a saber que o inglês Mark Clattenburg foi o nomeado pela UEFA para arbitrar o Portugal-Dinamarca. Internacional desde 2006, Clattenburg, de 40 anos, dirigirá pela segunda vez um jogo da equipa nacional, após ter estado no 4-4 com Chipre, da fase de qualificação para o Euro 2012.

Para terça-feira está marcado mais um treino, às 11h, no Estádio Municipal de Braga.

Sugerir correcção
Comentar