Rússia bate o Irão e está, pela primeira vez, numa final de futsal

Formação europeia na meia-final na Colômbia.

Foto
AFP/STR

A Rússia qualificou-se pela primeira vez na sua história para a final do Mundial de futsal, ao vencer na terça-feira o Irão por 4-3, em Medellin, numa primeira meia-final muito equilibrada e emotiva.

A formação europeia, que tinha como melhor registo em Mundiais o terceiro posto de 1996 e vai discutir o título na Colômbia2016 com Portugal ou Argentina, nunca esteve a perder, mas só liderou por dois golos durante 31 segundos, já na parte derradeira do encontro, e teve de sofrer até ao fim.

O Irão, que já garantiu, ainda assim, que igualará a sua melhor classificação de sempre (quarto posto em 1992), teve contra si o facto de nunca ter passado para o comando do marcador, também por alguma infelicidade.

Os russos começaram melhor, a dominar por completo o jogo e, com toda a naturalidade, porque há muito o justificavam, adiantaram-se aos 13.44 minutos, graças a um remate de fora da área, em posição frontal, de Dmitry Lyskov.

Em desvantagem, situação vivida muitas vezes ao longo da prova, o Irão reagiu de pronto e restabeleceu a igualdade aos 16.27 minutos, num espectacular livre directo de Ahmad Esmaeilpour, que deixou Gustavo ‘pregado’ ao chão.

Os detentores do título asiático estiveram muito perto de passar para a frente no início da segunda parte, quando o mesmo Esmaeilpour atirou ao poste direito, para, 20 segundos depois, aos 22.21 minutos, Sergey Abramov dar nova vantagem à Rússia,

Apesar de nova contrariedade, os iranianos não se foram abaixo e, com 29.12 minutos, e após várias ocasiões desperdiçadas, chegaram ao 2-2, por Ali Hassan Zadeh, que apontou o seu quinto golo na competição.

Esta nova igualdade só durou, porém, 13 segundos, já que, no ataque seguinte, e aproveitando alguma falta de concentração dos jogadores do Irão, o capitão Vladislav Shayakhmetov recolocou os russos na liderança.

A 4.12 minutos do final, os iranianos apostaram no guarda-redes avançado e estiveram várias vezes perto do terceiro tento, mas foi a Rússia a chegar ao quarto, já nos minutos final, por Ivan Chishkala.

Mahdi Javid ainda conseguiu reduzir, com escassos 11,4 segundos para jogar, e o Irão teve tempo para mais um ataque, mas Esmaeilpour voltou a não aproveitar, para alívio da Rússia, que selou a sua primeira final de um Mundial.

A segunda meia-final, entre Portugal e a Argentina, realiza-se nesta quarta-feira, pelas 19h locais (1h de quinta-feira em Portugal continental), no Coliseo el Pueblo, em Cali.

No mesmo local, realizam-se sábado o jogo de apuramento do terceiro lugar, pelas 12h locais (18h em Lisboa), e a final, a partir das 14h30 (20h30).

Sugerir correcção
Comentar