Rússia anuncia suspensão total da agência antidopagem

Organismo deixará de recolher amostras, revelou o ministro do Desporto.

Foto
Eduard Korniyenko/Reuters

O ministro russo do Desporto, Vitali Mutkó, anunciou nesta segunda-feira que foram suspensas todas as actividades da Agência Antidopagem Russa (RUSADA), acusada de ter violado normas internacionais antidopagem.

"A RUSADA suspendeu toda a actividade, incluindo os seus programas educativos. A partir de agora deixará de recolher amostras", afirmou o ministro à imprensa russa.

Vitali Mutkó garantiu que a Rússia vai pedir à Agência Mundial Antidopagem (AMA) uma "requalificação" para que a RUSADA possa reaver a acreditação junto do organismo mundial. "Caso seja necessário, faremos uma reforma interna", disse o ministro, garantindo que "a Rússia está disposta a criar um novo organismo".

A agência antidopagem da Rússia foi acusada de violar o código da AMA, tal como sucedeu com as suas congéneres da Ucrânia, da Argentina, da Bolívia, de Andorra e de Israel.

Um relatório de uma comissão independente da AMA acusa a RUSADA de encobrir resultados positivos de doping de vários atletas russos.

Tendo por base o relatório, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) decidiu suspender provisoriamente, e com efeito imediato, a Federação Russa de Atletismo.

Sugerir correcção
Comentar