Rússia anuncia afastamento de atletas com historial de doping

A intenção do federação é limpar a imagem da comitiva que irá representar o país nos Jogos Olímpicos, em Agosto.

Foto
A lançadora Maria Abakumova é uma das atletas envolvidas Olivier Morin/AFP

A Federação Russa de Atletismo (FRA) anunciou nesta terça-feira que os atletas russos que tenham recorrido a substâncias dopantes serão impedidos de representar o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com início a 5 de Agosto. A medida faz parte das alterações introduzidas pelo organismo aos critérios de selecção dos membros da equipa olímpica nacional, que terão ainda de ser aprovados pelo Comité Olímpico da Rússia.

"A FRA tomou esta decisão difícil com um objectivo: tudo fazer para que os atletas sem historial de recurso ao doping possam participar nos Jogos Olímpicos de 2016", indica a organização, em comunicado, sem especificar se a medida abrange os atletas que tiveram controlos positivos, mas que entretanto já cumpriram a correspondente sanção.

Nesta terça-feira, a televisão russa Match TV revelou os nomes de 14 desportistas russos que figuram na lista de novos casos positivos de doping nos Jogos Olímpicos Pequim2008, oito dos quais medalhados na competição. Onze dos 14 atletas são federados da FRA, incluindo Anna Chicherova (bronze no salto em altura em 2008 e ouro em Londres 2012), Anastasia Kapachinskaya e Tatyana Fírova (vice-campeãs em estafeta 4x400 m), Denis Nizhegorodov (bronze nos 50 km marcha em 2008 e prata em 2004) e Maria Abakumova (prata no lançamento do dardo).

Da lista fazem também parte Ekaterina Volkova (prata nos 3.000m obstáculos), Inga Abitova (campeã da Europa de 10km marcha em 2005 e 2006), Yulia Chermoshanskaya (campeã da Europa de 4x400m em 2010 e 2011), Alexander Pogorélov (bronze no decatlo nos Mundiais em Berlim 2009), Denis Alekseev (4x400m) e Ivan Yushkov (lançamento do peso).

Em Novembro de 2015, uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (AMA) elaborou um relatório que denunciou "doping organizado" em grande escala na Rússia, o que levou a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) a suspender a filiada russa de todas as competições internacionais.

O organismo decidirá a 17 de Junho se a Rússia é readmitida com todos os direitos no atletismo internacional. Em Março, de resto, a IAAF já tinha adiado para Maio uma "decisão definitiva" sobre a situação, que tem impedido a presença de atletas russos em competições internacionais e obrigou a encontrar novas localizações para eventos que estavam atribuídos à Rússia.

Na ocasião, foi dito que a federação russa ainda tinha meses de trabalho pela frente para cumprir todos os critérios de luta antidopagem.
Por imposição da IAAF, a Rússia elegeu novo presidente para a federação, alterou o funcionamento a agência antidopagem do país e afastou os treinadores envolvidos no escândalo de dopagem.
 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários