Rui Vitória: "Todos os jogos são exames"

Ambição e respeito pelo adversário. São as ideias-chave do técnico do Benfica na antecipação do "clássico" desta sexta-feira com o FC Porto.

Foto
Vitória: "É reconhecido por toda a gente que o FC Porto tem um belíssimo plantel" STANISLAV FILIPPOV/AFP

Esteja em que momento estiver, o FC Porto é sempre um adversário que não se pode menosprezar. Quem o diz é Rui Vitória, que se recusa a fazer comparações entre a equipa portista que o Benfica encontrou na primeira volta e a que vai defrontar nesta sexta-feira na Luz.

"Temos a perfeita noção que é um adversário difícil e forte, como é tradicional. Queremos muito vencer na nossa casa e será difícil, mas temos essa ambição. É reconhecido por toda a gente que o FC Porto tem um belíssimo plantel. Todos sabemos que o futebol é o momento. Vamos encontrar uma belíssima equipa. Vamos preparar-nos o melhor possível. Tem sido sempre assim", defendeu o técnico do Benfica em conferência de imprensa.

Rui Vitória recusa qualquer tipo de favoritismo por parte do Benfica para o clássico desta sexta-feira: "Neste tipo de jogos dificilmente haverá favoritismo. Talvez tenhamos um bocadinho acima dos 50% porque amanhã teremos um inferno vermelho na Luz."

O clássico desta sexta-feira será um teste à liderança recém-adquirida do Benfica e será também a oportunidade para a equipa de Rui Vitória se redimir dos desaires que tem sofrido frente aos outros candidatos ao título, mas o técnico não olha para este jogo como o teste definitivo às capacidades "encarnadas": "Todos os pontos, todos os golos e todos os jogos são importantes. Claro que os adversários são diferentes e este é mais um desafio que vamos ter. Todos os jogos são exames."

Apesar de ter conquistado a liderança da liga (repartida com o Sporting), Rui Vitória deixa o alerta de que o caminho ainda não acabou e que ainda é cedo para descartar qualquer um dos três primeiros na luta pelo título: "Isto não é um fim. Não ganhámos nada. Ainda há muitos pontos perdidos pela frente, em relação aos adversários e em relação a nós. Há um dado que é objectivo, nós já recuperámos muitos pontos. Mas, para mim, continuamos a ter três candidatos ao título."

Com o Benfica a atravessar a sua melhor fase da época, Rui Vitória diz o que está a acontecer é fruto de um trabalho colectivo. "As equipas de futebol têm uma fase crescimento e tudo o que acontece é fruto do trabalho de muita gente, desde o presidente até quem trata da relva. Essa estabilidade permite que o crescimento aconteça", defendeu ainda o treinador.

Sugerir correcção
Comentar