Rui Vitória: "Não podemos ser demasiado atrevidos"

Treinador do Benfica diz que o Nápoles é uma equipa do "top-3 de Itália". Jonas continua de fora das opções do técnico.

Foto
"É uma final e vamos disputá-la como tal" Rafael Marchante/Reuters

Na cabeça de Rui Vitória, o que está para trás, seja a derrota por 4-2 em Nápoles, em Setembro passado, ou o desaire na Madeira há poucos dias, ou o que está para a frente, o derby do próximo domingo não entra. O técnico do Benfica está apenas focado no que se vai passar nesta terça-feira no Estádio da Luz, em que os "encarnados" jogam frente ao Nápoles a sua última "final" da fase de grupos da Liga dos Campeões e com o apuramento para os "oitavos" ainda por garantir.

"Cada jogo tem uma vida própria. Ninguém imaginaria que sofrêssemos quatro golos nesse jogo. Saímos de Nápoles no último lugar e agora estamos à beira de passar. Temos de ter níveis de concentração em alta. Temos tido um desempenho muito positivo nestes dois anos. Percebemos bem o que é a Liga dos Campeões e vamos jogar no 'red line'. É uma final e vamos disputá-la como tal", garantiu o treinador do Benfica.

Não será uma derrota como a que o Benfica sofreu na Madeira, reforça o treinador, que irá alterar a sua forma de trabalhar: "Nós estamos habituados a ganhar e queremos sempre ganhar. Nunca tivemos uma postura diferente. É melhor trabalhar em cima de vitórias, mas não é isso que vai alterar o nosso rumo e as nossas convicções."

Vitória garante que a equipa vai ser fiel à sua identidade neste jogo com os italianos, mas está avisado para a qualidade do adversário e diz que o Benfica não vai entrar em loucuras. "Temos a noção clara do que temos de fazer. Andamos a trabalhar com uma identidade e isso não vai mudar neste jogo. Vai ser um jogo difícil e complicado, mas vamos entrar com uma determinação e convicção grandes. Não podemos ser demasiado atrevidos porque o Nápoles é uma das equipas do 'top-3' de Itália. Amanhã vem aqui discutir o jogo com o Benfica e nós temos de perceber o que temos de fazer."

Jonas ainda ausente

Fiel à sua natureza, Vitória fala, para já, de um "eventual feito" de o Benfica, nas suas mãos, se qualificar pelo segundo ano consecutivo para os oitavos-de-final da Champions, mas que a qualidade do trabalho que tem feito já está validada pelo percurso recente da equipa: "Ainda temos de ultrapassar este obstáculo. Vamos para cada jogo acreditando muito em nós e isso tem levado a esta caminhada. Em todos os jogos que fizemos, só não marcámos em Munique."

Num grupo em que três equipas lutam ainda por dois lugares, Rui Vitória garante que não vai prestar atenção ao que se vai passar, à mesma hora, no Dínamo de Kiev-Besiktas: "Se quisermos jogar dois jogos num só, estamos no caminho errado. Dependemos de nós, tal como o Nápoles. Só depois faremos essas contas, não vale a pena distrairmo-nos com isso."

Sobre Jonas, o técnico "encarnado" não garantiu (ou descartou) a sua utilização já nesta terça-feira: "Não lhes vou dizer já. Tem trabalhado muito bem e vamos ver se está apto." Mas quando se soube a convocatória, minutos depois, foi possível constatar que o avançado brasileiro não constava nela.

Lista de convocados

Guarda-redes – Ederson e Júlio César;

Defesas – Lisandro, Luisão, Lindelöf, Jardel, André Almeida e Nélson Semedo;

Médios – Fejsa, Samaris, Carrillo, Salvio, Pizzi, F. Cervi, Rafa e Celis;

Avançados – Raúl, Mitroglou e Gonçalo Guedes.

Sugerir correcção
Comentar