Rui Pedro Silva e Dulce Félix confirmam triunfo do Benfica nos nacionais de estrada

Equipa masculina do Sporting esteve muito abaixo das expectativas, na Maia.

Foto
SL Benfica

Rui Pedro Silva e Ana Dulce Félix, actualmente atletas do Benfica, renovaram neste domingo, na Maia, os seus títulos nacionais de estrada, numa competição com 10km de extensão muito concorrida, já que teve, nos vários escalões, perto de 800 atletas inscritos. Os seus triunfos individuais ajudaram o Benfica a vencer a competição colectiva em ambos os sexos, e com vantagem dilatada, em especial no sector masculino, em que atingiu proporções pouco esperadas.

Após as transferências do período de defeso, em Outubro, já se antevia que estes Nacionais de estrada - como os futuros de crosse - iriam permitir renovar um embate entre os dois maiores clubes de Lisboa como há muito se não se verificava, esperando-se que esse confronto viesse a ser muito equilibrado.

Não aconteceu assim, sobretudo pela acção de Rui Pinto na corrida masculina. À semelhança do que tem vindo a fazer em várias competições, como na São Silvestre do Porto, o mais jovem atleta benfiquista lançou-se para a frente desde o início da prova em ritmo exigente, acabando por levar consigo apenas Rui Pedro Silva e Licínio Pimentel, e desgastando os rivais de Sporting, o que levou à desistência de Manuel Damião e Hermano Ferreira. Do lado do Sporting estiveram ainda nomes sonantes para quem as coisas correram mal, como Rui Silva, apenas 13.º, e Eduardo Mbengani, um lugar depois.

Rui Pedro Silva contra-atacou mais tarde e isolou-se para a vitória com o tempo de 28m59s, com Rui Pinto segundo (29m07s) e Licínio Pimentel (individual - 29m08s) em terceiro. Os benfiquistas colocaram os outros dois atletas que pontuavam para a equipa ainda à frente do melhor do Sporting, que foi inesperadamente Ricardo Dias (oitavo), com Alberto Paulo em quarto (29m21s) e José Moreira em sexto (29m24s), separados pelo maiato Daniel Pinheiro (29m23s), e assim a vantagem “encarnada” foi enorme sobre os de Alvalade, com 13 pontos contra 47, ficando o Maia AC em terceiro, com 55.

A corrida feminina teve menos história e, como na recente São Silvestre de Lisboa, Ana Dulce Félix, isolada desde cedo, teve clara vantagem sobre Sara Moreira, que fazia o seu primeiro campeonato nacional pelo Sporting. No final, a minhota ostentava 44 segundos de avanço, com 31m25s, e atrás de Sara Moreira o Benfica colocava outras três fundistas, Carla Salomé Rocha (32m22s), Catarina Ribeiro (32m52s) e Vanessa Fernandes (33m35s), para fechar a equipa com 13 pontos, contra 25 das sportinguistas.

 

Sugerir correcção
Comentar