Rui Costa campeão do mundo de ciclismo

Primeiro português a vencer a prova de fundo dos Mundiais.

Momento da vitória de Rui Costa no Mundial de Ciclismo

Rui Costa sagrou-se campeão do mundo de ciclismo, ao vencer a prova de fundo dos Mundiais de Itália, em Florença.

É a primeira vez que um ciclista português ganha o Mundial.

O ciclista da Póvoa de Varzim está a viver um ano fenomenal. Depois do triunfo na Volta à Suíça e das duas vitórias em etapas na Volta à França, o atleta da Póvoa de Varzim sagrou-se agora campeão do mundo, ganhando, assim, o direito a usar a camisola arco-íris durante um ano.

O português superiorizou-se nos metros finais ao espanhol Joaquim Rodríguez. Tal como há um ano, o espanhol Alejandro Valverde ficou em terceiro, cortando a meta 16 segundos depois de Rui Costa.

À Lusa, o português confessou a alegria com o triunfo: “Eu acho que ainda não assimilei. Como tenho dito, é um sonho. Sempre sonhei ser campeão do mundo e hoje poder realizá-lo... Acho que é algo que não acreditava e que agora estou a viver. Vou vivê-lo da melhor forma.”

O ciclista poveiro não hesitou em eleger o triunfo na prova de estrada dos Mundiais de Florença como “o ponto mais alto” da sua carreira e assumiu estar desejoso para mostrar em Portugal a camisola arco-íris de campeão do mundo.

“Em princípio, tinha a Volta à China para fazer, mas creio que irei fazer a Lombardia, já com a camisola de campeão do mundo. Tenho de desfrutar ao máximo o resto da temporada”, prosseguiu, escusando-se a traçar objectivos para a próxima temporada, que correrá pela Lampre-Merida.

CLASSIFICAÇÃO
1. Rui Costa (Portugal), 7h25m44s
2. Joaquim Rodríguez (Espanha), m.t.
3. Alejandro Valverde (Espanha), a 16s
4. Vincenzo Nibali (Itália), a 16s
5. Andriy Grivko (Ucrânia), a 31s
6. Peter Sagan (Eslováquia), a 34s
7. Simon Clarke (Austrália), m.t.
8. Maxim Iglinskiy (Cazaquistão), m.t.
9. Philippe Gilbert (Bélgica), m.t.
10. Fabian Cancellara (Suíça), m.t.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar