O “verdadeiro” Dakar só arranca este domingo, mas a prova já deu este sábado um ar da sua graça, com uma especial cronometrada de 13 quilómetros. Um pequeno percurso a ligar Lima a Pisco, no Perú, que serviu para defenir a ordem de partida para a etapa seguinte. Ruben Faria foi o melhor português da estreia, com o sétimo melhor tempo nas motos.
Já Hélder Rodrigues, da equipa oficial da Honda e um dos principais candidatos à vitória nas duas rodas, assumiu uma estratégia de arrancar hoje atrás dos seus principais adversários, tendo realizado apenas o 29.º tempo do dia.
O piloto lisboeta, de 33 anos, parte com uma desvantagem de 4m25s para o chileno Francisco Lopez (KTM), vencedor desta ronda inaugural. Entre os pilotos nacionais, Paulo Gonçalves teve a segunda melhor prestação, com o 13.º tempo, enquanto Bianchi Prata foi 62.º e Mário Patrão 70.º.
O francês Cyril Despres está determinado em revalidar o título e encerrou o primeiro dia em quinto. Terá este domingo uma vantagem de 3m20s em relação a Hélder Rodrigues. Nada que preocupe o terceiro classificado das últimas duas edições: “A etapa correu conforme tinha idealizado. O sector selectivo era todo em areia e bastante curto. Fiz esta etapa a pensar no dia de amanhã [hoje].”
Nos carros, Carlos Sousa, único piloto português em prova nesta edição, fechou a especial com o 18.º melhor tempo, numa etapa ganha pelo espanhol Carlos Sainz.

Comentar